O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou para esta quarta-feira (19) o julgamento da ação penal de quatro vereadores eleitos em 2016 e afastados por determinação da Justiça por envolvimento no "escandaloso esquema" de troca de votos por Cheque Cidadão. Jorge Rangel (PTB), Kellinho (Pros), Linda Mara (PTC) e Thiago Virgílio (PTC) foram inicialmente condenados a 5 anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto pelo juiz Ricardo Coimbra, da 76ª Zona Eleitoral de Campos.
De acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a execução da pena, caso seja confirmada, poderá ser cumprida após o esgotamento dos recursos em segunda instância, no caso, o TRE.
Além da ação penal, os vereadores eleitos também foram condenados eleitoralmente pela Corte Regional. Com isso, os quatro recorrem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas afastados dos cargos na Câmara Municipal.
A Corte Regional também marcou para esta quarta-feira o julgamento do recurso da ação criminal da operação Chequinho contra o candidato a deputado federal Wladimir Garotinho (PRP). Em análise de primeira instância, Ricardo Coimbra absolveu o filho do ex-governador Anthony Garotinho (PRP) por falta de provas.