A prefeita Carla Machado (PP), de São João da Barra, está no tabuleiro político de 2018. Até o próximo sábado (7), ela terá de decidir se continua à frente da Prefeitura ou se renunciará para tentar uma cadeira como deputada. Carla confirmou as articulações de bastidores:
— O que existe é o convite para que eu venha a candidata a deputada representando SJB e região. Com base em pesquisa realizada pelo partido, de termos sido em 2014 votada em mais de 70 municípios do estado, de ser uma liderança feminina consolidada pelos quase 25 mil votos que tivemos, é natural que sejamos convidados. Estamos ouvindo a opinião dos nossos amigos e lideranças e somente após, será tomada qualquer decisão.
Eleita prefeita de SJB pela terceira vez em 2016, Carla tem destacado que no ano passado conseguiu alcançar um equilíbrio financeiro das contas municipais, regularizou salários atrasados dos servidores, capitalizou o Caixa de Previdência Própria e a administração municipal já retorna com programas sociais e de valorização do servidor, suspensos na administração anterior, neste ano. “O meu compromisso com a população sanjoanense é imenso, desde 2004 nosso grupo político sai vencedor nas urnas e me elegeu prefeita por três vezes. É necessário antes de tudo conversar e ouvir as opiniões antes de decidirmos nosso futuro junto às instituições partidárias. Pedimos sabedoria ao Pai e que ele nos guie sempre”, salientou.
Em 2014, Carla disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) e ficou como segunda suplente. Em SJB, recebeu mais de 33% dos votos válidos, em São Francisco de Itabapoana, foi a terceira candidata mais votada, enquanto em Campos recebeu mais de 11 mil votos. Os prefeitos da época, nos três municípios, eram seus adversários políticos — respectivamente Neco (PMDB), Rosinha Garotinho (Patri) e Pedrinho Cherene (PMDB).
No caso de uma candidatura em 2018, Carla poderia contar com apoio da maioria dos vereadores sanjoanense, do presidente da Câmara de SFI, o Pintinho, que é seu primo, e do vereador campista Fred Machado, seu irmão, além de outras lideranças que, historicamente, já caminham com ela. “A única coisa que me aflige é a urgência da decisão e ter que renunciar ao cargo de prefeita até o dia 07 de abril. Minha decisão depende da aceitação dos companheiros e do meu povo amigo. Sou soldada! Sou imensamente grata aos que sempre confiaram em mim, não tenho vaidade”, disse a prefeita.
Confira a cobertura completa na edição desta terça-feira (3) da Folha da Manhã