Secretário de Segurança Pública do Rio é afastado após intervenção federal
16/02/2018 11:13 - Atualizado em 16/02/2018 15:47
Roberto Sá
Roberto Sá / Reprodução
O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá, será afastado das funções. A decisão foi tomada em uma reunião no Palácio Laranjeiras, que acabou por volta de 9h30 desta sexta-feira (16).
Diante da crescente onda de violência, o governo federal decidiu intervir no Estado. O general Walter Souza Braga Neto, do Comando Militar do Leste, foi escolhido como interventor militar e assume as funções de chefia na área de segurança. Sá, no entanto, não será exonerado do cargo de secretário.
O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) deve fazer o anúncio do afastamento de Sá em uma entrevista coletiva que será dada em Brasília após a assinatura do descreto da intervenção. Ainda não há informação se coronéis do comando da PM também serão afastados.
Novo comando
O interventor militar que ficará à frente das forças de segurança do Rio de Janeiro enquanto a intervenção federal durar no estado é o general Walter Souza Braga Netto, do Comando Militar do Leste.
Braga é mineiro e foi um dos responsáveis pela coordenação da segurança durante a Olimpíada do Rio, em 2016. Ele já ocupou o serviço de inteligência do Exército e tem um perfil combatente.
O general também tem sido parceiro das forças auxiliares de segurança pública e é tido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro como um colaborador dedicado. Braga também costuma receber representantes das forças de segurança no gabinete sem marcar na agenda.
O afastamento do secretário de Segurança ocorre pouco depois do anúncio da decisão do presidente Michel Temer (PMDB) de decretar intervenção federal na segurança pública no Estado do Rio. O prazo da intervenção é até 31 de dezembro de 2018, último dia do governo de Pezão.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS