Tragédia de Janaúba deixa sete mortos e 43 feridos
06/10/2017 19:25 - Atualizado em 17/10/2017 15:57
Incêndio em creche de Janaúba
Incêndio em creche de Janaúba / Divulgação-Polícia Militar
A tragédia na cidade mineira de Janaúba causada pelo segurança de uma creche, que ateou fogo em crianças na manhã dessa quinta-feira (5), deixou sete mortos e 43 feridos. Treze pacientes estão em estado grave e foram encaminhados para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, referência em queimaduras no estado. Outras vítimas foram transferidas para Montes Claros e 13 permanecem no município. 
Na manhã dessa quinta-feira, o vigia Damião Soares dos Santos, 50 anos, entrou na escola na qual trabalhava e ateou fogo nas crianças e em si mesmo. O vigia foi uma das pessoas que morreram. Também morreu a professora Helley Abreu Batista, 43 anos, que chegou a tentar impedi-lo fisica-mente, e que ajudou no resgate de crianças.
A creche Gente Inocente, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), localizada no bairro Rio Novo, é pública e recebe crianças de zero a seis anos. Além do vigia e da professora, morreram as crianças Ana Clara Ferreira Silva, Luiz Davi Carlos Rodrigues, Juan Pablo Cruz dos Santos, Ju-an Miguel Soares Silva e Renan Nicolas Santos, todos de 4 anos de idade.
O médico responsável pela equipe médica que atendeu as vítimas, Helvécio Albuquerque, disse que graças à “atuação conjunta de polícias, Corpo de Bombeiros, profissionais da saúde e de volun-tários, além da sociedade civil, foi possível fazer todos os atendimentos e encaminhamentos neces-sários”.
Segundo Albuquerque, além do atendimento imediato, as vítimas vão precisar de uma série de cui-dados, devido às queimaduras, e de acompanhamento psicológico, tanto para as vítimas quanto para as famílias. Segundo Albuquerque, quatro pessoas estão com 80% ou mais do corpo queima-do, sendo que queimaduras que atingem acima de 70% do corpo são consideradas gravíssimas.
A Prefeitura reforçou a necessidade de doações, que servirão tanto para questões imediatas quanto para garantir a qualidade do acompanhamento futuro das vítimas e famílias. Até o momento, foram arrecadados R$ 177 mil. A prestação de contas deverá ser feita mensalmente ao Ministério Público.
O governador Fernando Pimentel esteve em Janaúba nessa quinta para acompanhar os trabalhos de assistência aos feridos e aos familiares das vítimas.
Creche em Janaúba
Creche em Janaúba / Divulgação-Polícia Militar
Doações
Em nota divulgada nesta sexta-feira (6), a Prefeitura Municipal de Janaúba pede o apoio da popula-ção. Os Hospitais Regional e Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan) precisam de doações de luvas de procedimento, dipirona injetável, soro fisiológico, agulhas, morfina, entre ou-tros. Além de água mineral, roupas para crianças e roupas de cama. As doações podem ser entre-gues na própria Prefeitura. O órgão também recebe doações por transferência bancária.
Nessa quinta, em nota, o ministério da Saúde informou que irá ajudar no que for preciso, desde o custeio ou envio de materiais hospitalares, bem como apoio técnico para a o tratamento dos casos.
Luto
Em nota, o ministro da Educação, Mendonça Filho, manifestou pesar pela tragédia e disse que a educação infantil e o país estão de luto. “Reafirmamos nosso compromisso na busca pela melhor formação para todas as equipes da Educação Infantil – desde a professora, o professor, e todos os profissionais de creche, para que as crianças que chegam ao mundo pelo Brasil possam ter todos os seus direitos assegurados”, disse o ministro.
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Moradora de Campos morre em grave acidente entre carro e ônibus em Magé, Rio de Janeiro

    Mayara Barbosa de 24 anos, era moradora de Guarus; nove pessoas ficaram feridas

    Suspeito de envolvimento com facção criminosa é assassinado em Guarus

    O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local; a cidade registrou dois assassinatos em pouco tempo; mais duas pessoas foram baleadas nesta madrugada em bairros de Guarus

    Prefeitura de Campos determina medidas de austeridade para enfrentar instabilidade econômica

    Decretos visam cumprir o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e para evitar maiores impactos gerados pela instabilidade na economia brasileira e até global

    Wladimir realiza primeiras mudanças no secretariado e abre duas vagas na Câmara

    Vereadores Professor Wainer e Sub Jackson retornam ao secretariado; Doutor Maninho e Néa Terra, primeiros suplentes do PP, devem ser convocados

    Fiscalização por videomonitoramento no trânsito em Campos começa em Janeiro de 2025

    Com novas câmeras em tempo real instaladas, motoristas falam sobre o impacto na segurança e educação no trânsito em Campos