Mais de 2.100 pessoas já visitaram este ano o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, no distrito de Tócos, na Baixada Campista. Em oito meses, o número é bem superior ao registrado em todo o ano passado, quando 899 visitantes estiveram no local. A nova realidade é atribuída, em grande parte, às visitas de estudantes ao Arquivo, que funciona, desde a sua fundação, em março de 2001, no prédio do Solar do Colégio, construção jesuítica do Século XVII, no período de colonização do município. Recentemente, o espaço venceu a Categoria I do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo trabalho de restauração desenvolvido no local.
— É muito gratificante ver a grande movimentação que o Arquivo Municipal vem registrando com as visitas. Até o ano passado, havia semana em que tínhamos apenas uma visitação. Agora temos agenda cheia para todos os dias. E muitas vezes, na parte da manhã e à tarde. Isso ocorre depois da implantação do projeto “O Arquivo vai à Escola”, que iniciamos este ano em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) — explicou Rafaela Machado, historiadora do Arquivo.
Pelo projeto, uma equipe vai a uma escola da rede municipal para palestras sobre o Arquivo, falando sobre os trabalhos de restauração e do grande acervo à disposição. Dias depois, é a vez de os alunos retribuírem a visita, tendo acesso à vasta documentação sobre a história de Campos e da região, através de registros escritos e também arqueológicos, dentre outros materiais.
— Trata-se de um projeto praticamente sem custo e que representa um retorno fantástico no longo prazo. É importante investir em iniciativas que valorizem a educação patrimonial, para que as crianças e os jovens do município possam conhecer a própria história, em um trabalho contínuo de preservação da memória — acrescenta a historiadora.
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho fica à estrada Sérgio Viana Barroso, nº 3.060, em Tócos. Escolas interessadas em agendar visitas podem entrar em contato através do telefone (22) 98175-0656, ou pelo e-mail: [email protected]. (A.N.)