Arquivo Público atinge marca de 2,1 mil visitantes
25/09/2017 18:15 - Atualizado em 26/09/2017 15:05
Arquivo Público Municipal
Arquivo Público Municipal / Supcom
Mais de 2.100 pessoas já visitaram este ano o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, no distrito de Tócos, na Baixada Campista. Em oito meses, o número é bem superior ao registrado em todo o ano passado, quando 899 visitantes estiveram no local. A nova realidade é atribuída, em grande parte, às visitas de estudantes ao Arquivo, que funciona, desde a sua fundação, em março de 2001, no prédio do Solar do Colégio, construção jesuítica do Século XVII, no período de colonização do município. Recentemente, o espaço venceu a Categoria I do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo trabalho de restauração desenvolvido no local.
— É muito gratificante ver a grande movimentação que o Arquivo Municipal vem registrando com as visitas. Até o ano passado, havia semana em que tínhamos apenas uma visitação. Agora temos agenda cheia para todos os dias. E muitas vezes, na parte da manhã e à tarde. Isso ocorre depois da implantação do projeto “O Arquivo vai à Escola”, que iniciamos este ano em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) — explicou Rafaela Machado, historiadora do Arquivo.
Pelo projeto, uma equipe vai a uma escola da rede municipal para palestras sobre o Arquivo, falando sobre os trabalhos de restauração e do grande acervo à disposição. Dias depois, é a vez de os alunos retribuírem a visita, tendo acesso à vasta documentação sobre a história de Campos e da região, através de registros escritos e também arqueológicos, dentre outros materiais.
— Trata-se de um projeto praticamente sem custo e que representa um retorno fantástico no longo prazo. É importante investir em iniciativas que valorizem a educação patrimonial, para que as crianças e os jovens do município possam conhecer a própria história, em um trabalho contínuo de preservação da memória — acrescenta a historiadora.
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho fica à estrada Sérgio Viana Barroso, nº 3.060, em Tócos. Escolas interessadas em agendar visitas podem entrar em contato através do telefone (22) 98175-0656, ou pelo e-mail: arquivopublicocampos2001@gmail.com. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

    Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

    Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

    Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

    Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia