Deputada Zeidan faz visita a área afetada
23/06/2017 19:43 - Atualizado em 28/06/2017 15:52
As articulações na busca de uma solução para o problema do avanço do mar em Atafona ganharam o reforço da deputada estadual Rosangela Zeidan. A parlamentar fez um encaminhamento à Secretaria de Estado de Obras solicitando que o Governo Estadual tome as medidas cabíveis para viabilizar a execução do anteprojeto elaborado em 2015 pelo Instituto nacional de pesquisas Hidroviárias (INPH).
Acompanhada da prefeita Carla Machado, do vice-prefeito Alexandre Rosa, e dos vereadores Aluizio Siqueira e Sonia Pereira, a deputada esteve nessa quinta-feira em Atafona pra ver de perto a situação do avanço do mar, que tem se intensificado nos últimos meses. Também acompanharam a visita o secretário municipal de Meio Ambiente, Alex Firme, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Adriano Assis, e representantes da Colônia de Pescadores.
O anteprojeto do INPH prevê a proteção e restauração da praia de Atafona, propondo a construção de nove espigões associados a aterro hidráulico. Na próxima semana, a deputada irá encaminhar, através do plenário da Alerj, um pedido de agilidade na licença ambiental junto ao Inea.
A prefeita Carla Machado caminhou pelo Pontal junto com a deputada, conversou com moradores e comerciantes da área atingida. “É importante que as autoridades conheçam a nossa realidade, pois através do diálogo com a comunidade, se percebe claramente a aflição dos mesmos”, enfatizou a prefeita.
O movimento em prol de soluções para Atafona vem mobilizando a população e poder público municipal. A prefeita Carla Machado entregou recentemente cópia do anteprojeto ao deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, solicitando apoio do Governo Federal.
Movimento popular - Um abaixo-assinado está disponível no site http://www.sjb.rj.gov.br e em um estande durante os festejos de São João Batista e conta com mais de 2.350 apoiadores até a data de hoje. A meta é atingir, pelo menos, 20 mil assinaturas para que o documento seja enviado aos Ministérios das Cidades, da Integração Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Com a iniciativa, o poder público municipal e a sociedade esperam sensibilizar as autoridades competentes para uma análise emergencial e que medidas sejam tomadas para solucionar de forma definitiva a situação, se estendendo à praia do Açu, onde o avanço também vem acontecendo de forma recorrente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local

Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear