O município de Campos, em quatro dias de vacinação em massa, imunizou 61.975 pessoas contra a febre amarela. No total deste ano, segundo dados da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Campos, mais de 91.379 vacinas já foram aplicadas na população. Com a vacinação desta quarta-feira (22), o município deve atingir os 100 mil. A expectativa é que dentro de quatro semanas todo público alvo, que gera em torno de 400 mil pessoas, seja vacinado.
— O trabalho segue a estratégia que foi montada da melhor forma para atender toda população. É bom deixar claro que não estamos apostando corrida com nenhum município, até porque não existe motivo para isso. Estamos seguindo a vacinação normalmente para atingir a meta máxima de imunizados. Vale ressaltar que em Macaé, por exemplo, o público alvo é de 200 mil pessoas e Campos é praticamente o dobro. Nossa intenção é que dentro de três a quatro semanas toda população esteja vacinada — afirmou drª Andréya Moreira ao acrescentar que não irá faltar vacina e, por isso, a população não precisa ficar em pânico. "Estamos recebendo total apoio do Estado, que nos garantiu todas as doses necessárias".
Postos - A vacinação acontece nos seguintes postos, das 8h às 16h: Secretaria de Saúde, CRTCA I e II, Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB), Ginásio do CCH da Uenf, UBS de Ururaí, UBS do Joquei, UBS da Penha, Hospital São José, Fundação Rural de Campos, Centro de Saúde de Guarus, UBS Alair Ferreira, UBS de Farol de São Tomé, Vila Olímpica do Parque Guarus e Vila Olímpica de Travessão.
Já nos finais semana, serão apenas seis: Fundação Rural de Campos, Fundação Municipal de Esportes, UBS da Penha, Vila Olímpica de Travessão, Vila Olímpica do Parque Guarus e Ginásio do CCH na Uenf.
As pessoas devem comparecer aos locais munidos de carteira de identidade, comprovante de residência e cartão de vacinação, principalmente os menores de idade. A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando.
Bloqueio - Além da vacinação na área urbana do município, a Vigilância em Saúde permanece com o bloqueio vacinal nos distritos com áreas de mata e proximidades. O trabalho começou em Morro do Coco nesta quarta-feira (22) e segue nos dias 23 e 24 de março. O bloqueio também acontece em Conceição do Imbé e Rio Preto.
A vacinação em Campos conta com apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. (A.N.)