Aldir Sales e Mário Sérgio Junior
11/02/2017 23:28 - Atualizado em 14/02/2017 18:26
Sem prazo de conclusão. Assim está a obra de construção da Ponte da Integração, que ligará São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, parada desde janeiro de 2016. Recentemente, a prefeita de SJB, Carla Machado (PP), esteve no Rio de Janeiro e solicitou ao secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto, a retomada da construção. Além do empenho das prefeituras que serão beneficiadas com o investimento, os quatro parlamentares que representam a região na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) prometeram se empenhar para que a ponte não seja esquecida, inclusive, o deputado estadual João Peixoto (PSDC) chegou a protocolar, no último dia 9, uma indicação legislativa para providências necessárias para a retomada da obra.
Em nota, a assessoria do Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) informou que por enquanto ainda não há prazo para retomada da obra.
Segundo João Peixoto, a indicação legislativa foi endereçada ao governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB). “Essa obra trará significativo benefício aos usuários e residentes na região, possibilitando maior integração entre as localidades, em curto espaço de tempo, propiciando aquecimento econômico e financeiro”.
O deputado Bruno Dauaire (PR) também falou sobre seu empenho pela retomada da construção. “Apesar da crise sem precedentes no Estado, é preciso encontrar alguma solução para que essa ponte seja concluída. Ela fundamental não apenas para São João da Barra e São Francisco, mas também para a economia da região inteira. Tenho cobrado informações e fiz um pedido ao DER para que nos dê um posicionamento sobre a conclusão das obras”.
Para o deputado estadual Geraldo Pudim (PMDB), a ponte é fundamental para o desenvolvimento. “Eu sou um dos maiores entusiastas da conclusão dessa ponte e vamos trabalhar não só junto ao Governo do Estado para que isso possa ocorrer assim que ele tiver o reequilíbrio de suas contas, mas também buscando parcerias com o governo federal”.
O deputado Gil Vianna (PSB) também falou sobre a ponte: “A ponte está parada há algum tempo. Sabemos que o Estado está em crise, mas agora a região tem mais um representante na Alerj para, junto com João Peixoto, Bruno Dauaire e Geraldo Pudim, lutarmos pela região. Vamos buscar informações para trabalhar em parceria também com São João da Barra e São Francisco de Itabapoana para negociar para a obra retomar”.
Carla Machado pediu agilidade para obra
No último dia 7, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, solicitou, em reunião com o secretário de Estado de Obras, José Iran Peixoto, a retomada das obras da Ponte da Integração.
Carla destacou a importância da ponte pelo ponto de vista econômico e geográfico para São João da Barra e toda a região. “Ainda no meu primeiro mandato, iniciei um movimento regional em prol dessa importante obra. Seremos incansáveis na luta para que seja concluída, para benefício dos dois municípios e de toda a região”, finalizou.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, para um posicionamento da prefeita Francimara Barbosa Lemos sobre a retomada da obra, mas até o fechamento da matéria nenhuma resposta foi enviada.
Trabalho deveria ter terminado em 360 dias
O projeto da nova ponte vai ter 1,3 quilômetros de extensão e 16,2 metros de largura. A obra foi orçada em R$ 124.113.316,08 e a previsão inicial para conclusão foi de 360 dias corridos. A intenção é encurtar o caminho entre os municípios em aproximadamente 100 quilômetros. Os pilares da nova obra serão construídos no entroncamento da BR 356, próximo ao trevo que dá acesso ao Superporto do Açu.
Há mais de 30 anos, os dois municípios aguardam pela conclusão da ponte, que será ainda uma alternativa de tráfego à BR 101, a partir da integração do novo anel rodoviário à Rodovia do Sol, no Sul do Espírito Santo, por meio da RJ 194. A ideia de se construir uma ligação entre as regiões sul e norte do rio Paraíba do Sul surgiu durante o governo militar. As obras começaram na década de 80, mas foram interrompidas assim que os 18 pilares foram colocados.
À época em que a ponte começou a ser construída, os dois lados do rio Paraíba do Sul pertenciam a São João da Barra.
Atualmente, o acesso entre os dois municípios só é feito de barco ou pela estrada, dando a volta por Campos até a BR 101 (Campos-Vitória), seguindo por Travessão. São Francisco, no lado norte, virou município em 1996, quando chegou a ser iniciado um movimento pela retomada das obras, que acabou não surtindo efeito.