O risco de colapso da barragem de Oroville, na Califórnia, fez com que ao menos 188 mil pessoas deixassem suas casas desde domingo (12), nos Estados Unidos. As autoridades temem que os danos no vertedouro da barragem mais alta do país provoquem uma inundação nas áreas próximas e atinja comunidades rurais ao longo do rio Feather.
O Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia chegou a informar no Twitter por volta das 16h30, no horário local, que era previsto que o vertedouro próximo à represa "falhasse na próxima hora".
Helicópteros passaram a jogar rochas em uma fenda aberta em um muro de contenção do vertedouro em uma tentativa de evitar que a água escape. As autoridades também liberaram água para diminuir o nível do lago após semanas de fortes chuvas no Estado.
Aparentemente, a estratégia tem dado resultado: a quantidade de água que estava vazando recuou desde que as autoridades emitiram ordens de evacuação. Ainda de acordo com a CNN, a represa permanece intacta.
Na quinta-feira (9), engenheiros começaram a perceber que algo estava errado depois de ver pedaços de concreto se deslocaram.
O governador da Califórnia, Jerry Brown, emitiu uma ordem de emergência do estado para ajudar as autoridades locais com a situação de emergência e as evacuações. Centros de acolhida foram montados, mas as estradas que saem de Oroville, que tem mais de 16 mil habitantes, ficaram congestionadas.
Fonte: G1
Foto: Reprodução