PM e Guarda fazem patrulhas na Uenf
Marcus Pinheiro 23/02/2017 10:09 - Atualizado em 24/02/2017 11:50
Rodrigo Silveira
Agentes da Guarda Civil Municipal também auxiliam a Policia Militar no patrulhamento no campus da universadade / Rodrigo Silveira
A Guarda Civil Municipal (GCM) e o 8º Batalhão de Polícia Militar de Campos garantem que estão fazendo o patrulhamento especial no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que está sem segurança desde outubro do ano passado por causa da falta de repasses do Estado. O objetivo é evitar ações de vandalismo, como o ocorrido na última segunda-feira (20), quando uma guarita foi arrombada no pátio do hospital veterinário. Na ocasião, nada foi levado, mas a sensação de insegurança ficou evidente.
A equipe de reportagem esteve no campus da Uenf durante 40 minutos, na tarde dessa quarta (22), entre às 16h e 16h40. Durante o período, nenhuma viatura, policial ou guarda foi visto no local. No entanto, tanto a Guarda quanto a Polícia Militar garantem que intensificaram as ações no campus.
De acordo com o comandante do 8° BPM, tenente-coronel Fabiano Santos, o acordo inicial com a reitoria da Uenf previa o patrulhamento intensificado nas proximidades do campus e a fixação eventual de um ponto base na portaria da instituição. Entretanto, após o episódio registrado no início da semana, o comandante decidiu realizar também rondas regulares no interior do campus. “Não temos condições de manter um policiamento integral na Uenf. Desta forma, intensificamos o patrulhamento e eventualmente direcionamos os pontos base que variam de 20 a 30 minutos na portaria da universidade. E mediante a alguma ocorrência que requer a a presença da PM, estaremos presente”, afirmou o comandante. Fabiano Santos informou ainda, que, desde a última terça-feira, a PM vem realizando rondas constantes no local. “Decidimos ampliar a ação que antes era realizada somente no portão de acesso da universidade, por entendermos a necessidade frente à dimensão do campus da Uenf”, completou.
Em nota a GCM também confirmou que as ações do comando serão mantidas durante todo o Carnaval. “Há disponibilidade de agentes em pontos específicos do campus universitário, além de viaturas que percorrem o local durante os períodos do dia e da noite”, informou a nota.
A equipe de reportagem tentou contato com o reitor da Uenf, Luis Passoni, e com a presidente da Associação dos Docentes (Aduenf), Maria Angélica Pereira, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

    Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

    Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

    Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local