O ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) inicia na próxima semana as inscrições para o programa InovAtiva Brasil, que oferece mentorias e aceleração de startups de forma gratuita. O programa oferece 300 vagas para capacitação, mentoria e conexão com possíveis investidores. As inscrições serão iniciadas amanhã e vão até o dia 20 de fevereiro.
O InovAtiva Brasil é realizado pelo MDIC e pelo Sebrae, com execução pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). Em 2016, o programa selecionou 600 startups para dois ciclos de aceleração. Secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza explica que a expectativa para este ano é de avanços no programa, que já oferece capacitação em empreendedorismo inovador.
— Os empreendedores apresentarão seus projetos a executivos experientes, com vantagens adicionais, como possíveis parceiros e até apoio para internacionalização dos projetos — conta Marcos Vinícius.
Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif, a grande diversidade de negócios acelerados pelo programa dá visibilidade ao empreendedorismo no Brasil. “Em 2016, tivemos 600 empresas aceleradas nos mais diversos segmentos da economia. Isso reforça que a inovação está em toda parte e deve ser incentivada, especialmente para garantir a competitividade dos pequenos negócios”, avaliou o presidente do Sebrae.
Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado. O termo começou a ser popularizado nos anos 1990, na primeira grande “bolha da internet”. (A.N.)