O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), da secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes, emitiu nota, no último sábado (22), informando que a secretaria de Saúde do Estado ainda não regularizou o fornecimento de remédios ao município. “32 dos 141 itens da lista estadual estão em falta, e sofremos diariamente com o questionamento dos pacientes que não compreendem que o Estado não está fornecendo nenhuma informação quanto a esta situação”, afirmou o secretário da pasta, Geraldo Venâncio.
— O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), da Secretaria Municipal de Saúde, solicitou à Secretaria Estadual de Saúde, mais uma vez, esta semana, um novo posicionamento oficial quanto ao abastecimento e à regularização dos estoques dos itens em falta. A Secretaria Municipal é Polo Regional de Medicamentos do Componente Especializado, de responsabilidade do Governo do Estado —, afirmou o secretário.
A assessoria da Fundação Municipal de Saúde informou ainda que esse fato se repete constantemente e que, como não houve comunicação prévia do Estado, não houve tempo hábil para que o município se comprometesse com a aquisição desses medicamentos. “São mais de 2 mil pessoas desassistidas, mesmo após inúmeras cobranças do município”.
A equipe de reportagem tentou contato com a secretaria de Saúde do Estado, mas até o momento não recebeu resposta sobre o questionamento.