Documentário sobre Lupicínio Rodrigues é destaque no Cine Darcy
Divulgação
O Cine Darcy exibirá o documentário “Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor”, nesta quinta-feira (2), às 19h. Um filme que explora a vida e a obra do célebre compositor brasileiro. Com direção de Alfredo Manevy, esta produção é uma coprodução entre a Plural Filmes e o Canal Curta.
O Cine Darcy é um projeto de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), coordenado pela professora Maria Priscila Pessanha de Castro, com a colaboração da professora Elis Miranda, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A exibição do documentário é uma oportunidade para conhecer mais sobre Lupicínio Rodrigues e sua contribuição para a música e cultura brasileiras.
O documentário, que resgata a contribuição artística e a influência musical de Lupicínio Rodrigues, já conquistou diversos prêmios. No Fest Aruanda 2022, em João Pessoa, o filme ganhou os prêmios de Melhor Edição, para Isabel Castro, e Melhor Trilha Sonora. Além disso, recebeu Menção Honrosa por seu impacto narrativo e pela riqueza de sua pesquisa, destacando a importância do legado do compositor para a música popular brasileira.
Após estrear na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, e participar da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme foi selecionado para diversos festivais em 2023, como a 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a 18ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, o Festival Mimo de Cinema, o Santos Film Fest, o IN-EDIT, o 46º Festival Guarnicê de Cinema, entre outros. A nível internacional, participou do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, do 27th Inffinito Brazilian Film Festival e do Philadelphia Latino Film Festival.
O diretor, Alfredo Manevy, menciona que o roteiro foi motivado pelo desejo da família de Lupicínio Rodrigues de conhecer mais sobre sua genealogia e ancestralidade, destacando a importância da negritude no Sul do Brasil. Manevy ressalta a influência de diversos estilos musicais, como samba e tango, nas composições de Lupicínio, além de sua capacidade de transitar por diferentes gêneros musicais.
O produtor executivo do documentário, Helio Levcovitz, também destaca o trabalho do narrador Paulo César Pereio, que conheceu Lupicínio pessoalmente. Sua voz e experiência acrescentaram uma dimensão emocional ao documentário, proporcionando ao público uma conexão mais íntima com a trajetória do compositor.
Fonte: Ascom 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS