Volta às Aulas - Educação ambiental na Caruara
Dora Paula Paes - Atualizado em 08/02/2025 10:45
Divulgação

Educação ambiental na pauta. A região tem o espaço certo para o desenvolvimento da percepção necessária para integrar conhecimento e amor pela natureza. A atividade de “Observação de Aves para Crianças” é fruto da parceria do Projeto “Restingaí - educar para preservar”, com a Reserva Caruara, em Grussaí, e com aPró-Reitoria de ExtensãodaUenf, através da professora Maria das Graças Freire. Direcionado à faixa etária de crianças de 5 a 10 anos, o público-alvo são das escolas públicas e particulares, além de grupos diversos.

“O projeto 'Observação de Aves para Crianças' tem como principal objetivo promover a educação ambiental entre crianças e pré-adolescentes, incentivando a prática da observação de aves para fins de sensibilização e aproximação desse público infantil com os elementos de avifauna da restinga e a importância da conservação dos ecossistemas relacionados. A iniciativa busca alcançar esse objetivo através de atividades educativas e interativas, utilizando um livro ilustrado como material didático. Além disso, pretende despertar o interesse dos participantes pela biodiversidade local e fomentar uma geração mais consciente e atenta aos desdobramentos alcançados através das práticas que contribuem para a preservação ambiental”, explica a professora Maria das Graças.
Divulgação

Maria das Graças ainda reforça que aeducação ambiental é fundamental para a formação humana e, se aplicado na fase da infância, agrega valor ao desenvolvimento das pessoas com a internalização de iniciativas que proporcionam uma série de benefícios. Dentre eles, atitudes sustentáveis e o desenvolvimento do pensamento crítico.

“Através da educação ambiental e de práticas, como propostas na atividade de observação de aves, o projeto oferece uma experiência enriquecedora, ajudando crianças a compreender e valorizar a natureza, incentivando-as a se tornarem agentes de mudança para um futuro regado de melhores e mais sustentáveis práticas”, reforça a professora.

A parceria teve início no segundo semestre de 2024, quando seis escolas públicas da região levaram seus alunos para essa aula de campo, com dois eventos, agora, em 2025, aberto ao público.
Já a Reserva Caruara, um projeto do Porto do Açu, ao todo desde setembro de 22, recebeu 311 visitas de instituições de ensino e projetos sociais com viés de educação, dos quais totalizam atendimento a 182 instituições diferentes e pertencentes a todos os níveis de educação infantil à universidade.

De acordo com a assessoria da Reserva Caruara,todas as atividades e programações que desenvolvem estão conectadas com o viés de educação ambiental e, com isso, o “Restingaí” propõe uma experiência que valoriza os elementos de avifauna da restinga com imersão em aspectos relacionados e praticados no ambiente da Reserva Caruara como uma Unidade de Conservação que atua amplamente para a preservação da biodiversidade da restinga.

Como participar - “Todo agendamento de grupos ou instituições de ensino podem ser organizados através do contato direto no nosso site (reservacaruara.com.br) ou com a equipe da Reserva Caruara. Começamos em setembro de 2024 com essa programação e já tivemos aproximadamente 300 participantes”, informa em nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS