
O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) absolveu, por 5 votos a 2, o governador Cláudio Castro (PL) e o vice Thiago Pampolha (MDB) de terem os mandatos cassados, sob acusação de gastos ilícitos na campanha eleitoral de 2022. O Ministério Público Eleitoral havia apontado supostas irregularidades de cerca de R$ 10 milhões na contratação de fornecedores pela chapa do governador, cuja defesa negou as acusações. O voto do relator Rafael Estrela pela absolvição foi acompanhado pelas desembargadoras Daniela Bandeira de Freitas, Tathiana de Carvalho Costa e Kátia Valverde Junqueira, e pelo presidente do TRE-RJ, Henrique Figueira. Já os desembargadores Peterson Simão e Ricardo Perlingeiro votaram favoráveis à condenação.
Durante a votação que deu ao deputado Rodrigo Bacellar (União) a reeleição unânime na presidência da Alerj, a bancada do Partido Liberal usou o espaço de fala para incentivar a candidatura de Bacellar ao Governo do Estado. “O senhor deve apresentar já seu nome para governador”, disse o deputado Alan Lopes, o primeiro dos 70 parlamentares a votar. Ele foi seguido por Douglas Ruas, Filippe Poubel e Índia Armelau. Bacellar disse que a eleição de 2026 deve ser tratada em momento oportuno, mas deixou em aberto. “Sou muito grato pela lembrança do meu nome para projetos maiores. Se for em prol do grupo, para qualquer nome, estou dentro e vou até o final”, disse no discurso sobre a reeleição. Satisfeito com a vice-presidência da Alerj, o PL do Rio indica ter fechado questão.
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), não precisou assistir pela televisão ou entrar de penetra na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, realizada no último sábado (1). O chefe do Executivo campista foi convidado por seu partido, o Progressistas, e esteve em Brasília acompanhando in loco a vitória do eleito, Hugo Motta. Na capital federal, Wladimir também se encontrou com Ciro Nogueira, líder nacional do Progressistas, e com Arthur Lira, ex-presidente da Câmara. A viagem também serviu para tratar assuntos de interesse do município, como o financiamento da frota de ônibus da cidade e a suspensão dos voos da companhia área Azul no aeroporto Bartolomeu Lisandro.
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) solicitou à secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos esclarecimentos sobre o andamento da obra de expansão da Escola Municipal Carlos Chagas. Segundo a Defensoria, uma inspeção identificou problemas estruturais na unidade de ensino e inadequações na alimentação oferecida aos alunos. Para discutir as medidas necessárias, uma reunião com representantes da Prefeitura foi agendada para o dia 6 de fevereiro. A secretaria de Educação informou que solicitou à Procuradoria a abertura de processo para viabilizar, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, a doação dos terrenos contíguos à E.M. Fazenda Aleluia e E.M. Carlos Chagas para realizar a ampliação das unidades escolares. Em relação à alimentação, afirmou que a merenda escolar da unidade dialoga com a natureza da comunidade e atende às recomendações do PNAE.
A secretaria municipal de Saúde de Campos informou que foi descartada a suspeita de morte por dengue hemorrágica de um paciente do município. De acordo com o órgão, o paciente apresentou um quadro febril hemorrágico, que foi descartado como caso de arbovirose. O caso segue em investigação para outras doenças infecciosas pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ). Até o momento, a Saúde de Campos contabiliza 166 casos notificados da doença, além de oito de chikungunya em janeiro. Não há registro de casos de zika. O município está em alerta para a dengue, após o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) apontar Índice de Infestação Predial (IIP) de 6%, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) publicou, na sexta-feira (31), o edital do concurso público para ingresso no quadro permanente de serviços auxiliares da instituição. Ao todo, serão 87 vagas para diferentes cargos de níveis médio e superior. As oportunidades para nível superior incluem os cargos de analista nas áreas processual, administrativa e administrativa com especialidade em tecnologia da informação. Para nível médio, as vagas são para técnico nas áreas administrativa e notificação e atos intimatórios. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a organizadora do certame. As inscrições estarão abertas das 16h do dia 5 de fevereiro até as 16h do dia 6 de março, exclusivamente pelo site da FGV. As provas serão aplicadas no dia 11 de maio para os cargos de técnico e no dia 18 de maio para os cargos de analista.
As atividades de uma casa de eventos na praia de Atafona, em São João da Barra, têm causado transtornos a moradores e veranistas. Segundo os relatos, o som alto durante as noites nos finais de semana se estende até a manhã seguinte, comprometendo o sono e o sossego dos moradores nas redondezas. Em nota, a Polícia Militar informou que o policiamento está reforçado, em virtude das festividades de verão, que acontecerão até o carnaval, nas praias de São Francisco de Itabapoana e de São João da Barra, além do Farol de São Tomé e Lagoa de Cima. A Prefeitura de SJB ressaltou que a perturbação do sossego é uma contravenção penal prevista na Legislação e informou que já foram realizadas fiscalizações nas proximidades do local.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente
Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI
O carro em que as vítimas estavam bateu em um poste, na madrugada desta sexta-feira; mulher foi socorrida em estado grave para o HFM
Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício
Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio