Ponto Final: Campista em Brasília
12/06/2024 11:01 - Atualizado em 13/06/2024 18:14
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Campista em Brasília I
A campista Juliana Carneiro, filha de Luciano D’Ângelo, articulador do PT na região, é a nova secretária especial de Assuntos Federativos da Presidência da República. Ela assume interinamente o cargo de André Ceciliano (PT), ex--presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que é pré-candidato a vice-prefeito da cidade do Rio, em atendimento ao desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na chapa à reeleição de Eduardo Paes (PSD) em 6 de outubro.

Campista em Brasília II
Em seu perfil no Instagram, com uma foto sua entre o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o próprio Ceciliano, Juliana disse, nessa quinta-feira (6), estar muito honrada em assumir a secretaria especial. “Dar continuidade ao seu (Ceciliano) excelente trabalho é um desafio que abraço com muita determinação e responsabilidade. Agradeço profundamente ao presidente Lula, ao ministro Alexandre Padilha e ao nosso secretário executivo, Olavo Noleto, pela confiança para essa importante missão. Muito obrigada pela oportunidade! Juntos vamos seguir fortalecendo nosso Brasil e a integração federativa!”.

Primeira de 2024
A primeira pesquisa de intenções de votos em São João da Barra deste ano está prevista para ser divulgada na próxima segunda-feira (10). O levantamento foi encomendado pela Factum Comunicação, que também é a responsável pela coleta dos dados. No disco, para a pesquisa estimulada, foram levantados os nomes da atual prefeita de SJB, Carla Caputi (União Brasil), e do pré-candidato Danilo Barreto (Novo). Realizada entre os dias 5 e 7 de junho, a pesquisa ouviu 381 eleitores do município. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a inscrição RJ-01003/2024.
Anterior
Em novembro do ano passado, o Instituto Iguape chegou a realizar uma pesquisa em SJB. Na ocasião, os dados registraram o favoritismo à reeleição da atual prefeita Carla Caputi, que obteve entre 72,2% e 72,9% de intenções de voto na consulta estimulada em três cenários. No levantamento, o nome de Danilo não chegou a ser ventilado. No entanto, Caputi desbancou outros nomes, como o do vereador Elísio Rodrigues (que ficou entre 7,6% e 6,8%) e do secretário estadual de Habitação e deputado estadual licenciado, Bruno Dauaire (entre 6,7% e 4,8%). Já na espontânea também apareceram os nomes do comerciante Allan da Traíra e da ex-prefeita Carla Machado (ambos com 0,2%). Todos os nomes que se colocavam como pré-candidatos até então desistiram da disputa, após a divulgação da pesquisa.

Expectativa
A expectativa com a nova pesquisa é saber se o favoritismo de Caputi será mantido no mesmo patamar da pesquisa Iguape, se será maior ou se irá reduzir diante do novo cenário, como o nome do administrador público Danilo Barreto, que concorreu à eleição para vereador em 2020. A pré-candidatura de Danilo pelo Novo foi lançada em evento no Rio de Janeiro, em março deste ano. Até o momento, ele é o único pré-candidato a prefeito de oposição que se apresenta no município sanjoanense.

Plano de Cargos
A necessidade de retirar as universidades estaduais do Regime de Recuperação Fiscal, bem como de dotá-las de autonomia financeira, foi enfatizada durante a audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj, realizada na manhã dessa sexta-feira (7), na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A audiência foi presidida pela deputada estadual Elika Takimoto (PT) e teve como tema “Viabilidade da Política de Remuneração e Carreira dos Profissionais da Uenf”. Transmitida pela TV Alerj, a audiência lotou o anfiteatro do Centro de Convenções da Uenf, com a presença maciça de servidores técnicos e docentes da universidade.

Proteção de dados
A secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Campos promoveu, nessa sexta-feira (7), no auditório da Prefeitura, o Encontro Conexão LGPD, com o objetivo de atualizar empresários e comerciantes sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. O encontro teve a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - 12ª Subseção/Campos, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo). O Procon orienta que as empresas que recebem esses dados de consumidores têm a obrigação de guardar as informações, sem deixar que haja vazamento.

Imunização
Neste sábado, dia 8 de junho, acontece o Dia D da Vacinação contra a Poliomielite, também chamada de paralisia infantil. Em Campos, o imunizante estará disponível em 26 salas de vacinação distribuídas pelo município, das 8h30 às 14h, e em duas salas, das 8h às 17h. Neste dia, a vacinação será exclusiva para as crianças menores de 5 anos e uma grande oportunidade para pais e responsáveis que têm dificuldade de levar seus filhos para serem imunizados no horário de expediente normal. A expectativa da secretaria municipal de Saúde é vacinar, ao término da campanha, 95% do público-alvo, que é formado por 25 mil crianças.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS