
A Justiça Eleitoral decidiu, nesta quinta-feira (30) cassar o mandato da prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler, e de sua vice Neriete Navarro. A decisão é do juiz eleitoral Rodrigo Pinheiro Rebouças, da 141ª Zona Eleitoral de Italva, que também declarou a inelegibilidade de Geane por oito anos. Segundo ele, a gestão utilizou-se da máquina pública para perseguir adversários políticos no pleito de 2024. Em nota, Geane Vincler afirmou que entrou com recurso para reverter a decisão e que sua campanha foi transparente e seguiu todas as normas eleitorais. Enquanto o recurso não é julgado, ela e a vice-prefeita Neriete seguem nos cargos.
Na sentença, o juiz eleitoral afirma que existiu na cidade o monitoramento de pessoas que fizessem oposição à prefeita e na época candidata à reeleição Geane Vincler."As provas dão conta de que a cidade de Cardoso Moreira/RJ, no período eleitoral de 2024, presenciou monitoramento ostensivo a quem fosse oposição à candidata à reeleição e aqui investigada", escreveu Rodrigo Pinheiro Rebouças.
O monitoramento, afirma a sentença, teve o objetivo de inibir a atividade política de adversários de Geane por meio de perseguições por veículos. O juiz eleitoral cita a autora da denúncia, a ex-candidata a vereadora Ângela Lúcia Quintanilha Campos Braga, que teria sofrido perseguição política por parte de apoiadores políticos da situação.
Segundo o juiz Rodrigo Pinheiro Rebouças, houve a utilização indevida de servidores públicos e de particulares nas ações, o que configura abuso de poder político. No entendimento do magistrado, as ações tinham a ciência e anuência da prefeita Geane Vincler porque seriam chefiadas pelo secretário de sua gestão Aétio Papaléos.
Quanto à vice-prefeita Neriete Navarro, apesar de nada ter sido provado contra ela, a cassação de seu diploma acontece por se tratar de uma relação jurídica subordinada. O mandato de vice é alcançado pelas consequências jurídicas aplicadas à prefeita.
Confira na íntegra a nota divulgada pela prefeita Geane Vincler sobre a decisão da Justiça Eleitoral:
É importante esclarecer à população que tal decisão NÃO IMPEDE O EXERCÍCIO DE NOSSO MANDATO, que nos foi concedido pela soberana vontade dos mais de 7 mil eleitores que nos deram seu voto de confiança.
Ressaltamos que todos os recursos judiciais cabíveis já estão sendo elaborados para reverter a referida decisão. Confia que o TRE-RJ restabelecerá a justiça e reafirmo que nossa campanha foi transparente e seguiu todas as normas eleitorais.
Lamento que a vontade da ampla maioria da população cardosense seja constante alvo de ataques e perseguições. Reafirmo meu compromisso com todos e com a nossa amada Cardoso Moreira. Seguiremos trabalhando!".
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade
De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

As inscrições podem ser realizadas até o dia 05 de maio; há vagas para os campi Campos Centro, Campos Guarus, Quissamã e São João da Barra
As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros
Secretário estadual de Habitação falou sobre relação entre prefeito de Campos e presidente da Alerj, 2026 e situação do RJ