Agenda de Wladimir em Brasília tem reuniões nos ministérios da Agricultura, Turismo e Saúde
Gabriel Torres - Atualizado em 12/12/2024 15:04
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o prefeito Wladimir Garotinho
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o prefeito Wladimir Garotinho / Foto: Divulgação


Cumprindo agenda em Brasília desde terça-feira, o prefeito de Campos Wladimir Garotinho (PP) se reuniu com representantes dos Ministérios da Agricultura e do Turismo nesta quarta (11) e do Ministério da Saúde nesta quinta (12). Na pauta da visita à pasta da agricultura esteve o Centro de Abastecimento e Polo Agroalimentar de Campos (Ceascam) e, no turismo, a busca de recursos para a revitalização da orla do Rio Paraíba do Sul. No Ministério da Saúde, o assunto foi o aumento do teto de repasse de alta complexidade para Campos.

Wladimir anunciou através das redes sociais que se reuniu com o deputado federal Hugo Leal (PSD), o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Irajá Lacerda, e com o superintendente do Ministério no Rio de Janeiro, Raphael Moreira. Na pauta, o projeto do Ceascam, o novo centro de abastecimento que promete substituir o antigo Ceasa municipal.

No Ministério do Turismo, o prefeito se reuniu com o ministro da pasta, Celso Sabino, e com o Deputado Federal Murillo Gouvea (União), buscando recursos para revitalizar a orla do Rio Paraíba do Sul pelo lado do Centro, da ponte da Lapa até a Praça São Salvador."Já estamos investindo com recursos próprios na orla de Guarus e agora queremos trazer essa transformação para o Centro, criando um novo ponto turístico mais moderno e belo. Agradeço ao Ministro e ao Deputado pela receptividade e pelo compromisso com o desenvolvimento do turismo na nossa cidade", escreveu Wladimir sobre o encontro.
O ministro Celso Sabino comentou a visita de Wladimir em busca de recursos para o turismo."Nós estamos aqui hoje recebendo o prefeito Wladimir garotinho, que trouxe vários projetos para implementar ainda mais o turismo nessa bela cidade, nessa grande região do estado do Rio de Janeiro. Não só com os eventos que falamos, também sobre os eventos, mas também com obras de infraestrutura que possam, e tenho certeza, vão ajudar a se desenvolver ainda mais o turismo dentro de Campos", disse o ministro.

A agenda desta quinta-feira (12) foi com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e segundo Wladimir tratou sobre o aumento do teto de repasse de alta complexidade para Campos e sobre outros cofinaciamentos importantes para o atendimento à população."A saúde pública é sempre um desafio, ainda mais em uma cidade que é polo regional como a nossa. Seguimos trabalhando muito e buscando novos recursos, vamos em frente", comentou Wladimir.

Ceascam

Em outubro deste ano, Wladimir falou sobre a busca de recursos para o Ceascam em entrevista ao programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3. Na ocasião, ele destacou que o Ceascam ficará sob a responsabilidade da secretaria municipal de Abastecimento, pasta que ainda será criada pelo chefe do Executivo e deverá ter o vereador eleito Nildo Cardoso (PL) como secretário. “E eu fiz um compromisso com o Nildo Cardoso de criar uma secretaria que vai cuidar do Ceascam, que é a secretaria de Abastecimento. Então, eu fiz esse compromisso com Nildo Cardoso para que ele fosse o secretário. Para quem tiver alguma dúvida, eu vou cumprir o meu compromisso. É o sonho do vereador Nildo Cardoso esse Ceasa municipal. É um legado, que gera emprego, gera renda e gera atração de novos negócios aqui para a nossa cidade. O Ceascam será uma realidade em Campos”, afirmou Wladimir.

A proposta de reativação do antigo Ceasa consta no plano de governo de Wladimir, como ferramenta para o desenvolvimento da agricultura em Campos e transformação do município em importante entreposto de distribuição e comercialização de alimentos, que atenderá todo o Norte e Noroeste Fluminense, beneficiando mais de 50 mil produtores rurais de toda região.
O projeto do Ceascam, que foi apresentado na Câmara de Campos em dezembro de 2023, prevê a reestruturação de uma área de cerca de 260 mil metros quadrados, localizada em Guarus, onde funcionou o antigo Ceasa. O novo complexo vai se destacar pelo potencial logístico ao ser atendido por duas rodovias federais, as BRs 101 e 356 e estar a apenas dois quilômetros do aeroporto.
O projeto ainda demonstra que, em funcionamento, em médio e longo prazo, a Nova Central de Abastecimento promoverá conexões importantes do agronegócio brasileiro, inclusive como porto seco para atuar como parte do corredor logístico para exportações de alimentos brasileiros pelo Porto do Açu, a 40 quilômetros do complexo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS