Diário Oficial traz exonerações de Hans Muylaert e Robinho Pedala
26/10/2023 10:58 - Atualizado em 27/10/2023 20:59
Hans Muylaert e Robinho Pedala
Hans Muylaert e Robinho Pedala
Conforme anunciado no blog Opiniões (aqui), do jornalista Aluysio Abreu Barbosa, nessa quarta-feira (25), as exonerações do então secretário de Turismo de Campos, Hans Muylaert, e do então secretário de Qualificação e Emprego, Robson da Silva Barboza, o Robinho Pedala, foram publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (26), que traz também o desligamento de quase 20 cargos comissionados, os chamados DAS, que ocupavam vagas nas pastas dentro, do então, acordo de pacificação entre os Garotinho e Bacellar, interrompido há duas semanas. Trabalhadores que recebem por meio de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), alocados no governo também no pacote da oposição, também estão na mira.
Hans assumiu a pasta do Turismo em março deste ano. Apesar de chegar ao governo incialmente pela Emhab, como indicação do vereador Nildo Cardoso, ele assumiu o Turismo como indicação de Marquinho e seu irmão, o deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), presidente da Alerj. Também deixaram os cargos na pasta a subsecretária Isabela Barreto, o chefe de gabinete Fabiano Gomes e o advogado Daniel Matos. Eles eram indicados, respectivamente, pelos edis Dandinho Rio Preto (PSD), Igor Pereira (SD) e Raphael Thuin (PTB).
Interinamente, passa a responder pelo Turismo a subsecretária Patrícia Cordeiro. 

Já Robinho Pedala foi indicação do vereador Helinho Nahim (Agir) para a pasta de Trabalho e Renda. Ele já teria pedido exoneração do cargo há uma semana. Com sua saída, Felipe Knust assume a secretaria interinamente.
Wladimir vinha sendo cobrado e pressionado pela sua base, inclusive publicamente na tribuna da Câmara, para retirar do governo os nomeados da oposição após o fim da pacificação. "Senhor prefeito, o senhor já percebeu eles não terão a hombridade de pedir que as indicações deles de serem exonerados. Estou falando em nome da nossa base aqui, tire, exonere as indicações da oposição. Base é base, oposição é oposição", discursou o vice-líder de governo Juninho Virgílio, na sessão do último dia 17.
Também da base, o vereador Nildo Cardoso (União) foi o primeiro a usar a tribuna para cobrar que os vereadores de oposição "entregassem os seus 200 cargos no govereno", afirmando cerca de 170 deles são ocupados por RPAs e 30 por DAS.
Ao blog Opiniões, Hans lembrou o que conseguiu fazer como secretário enquanto durou a pacificação entre Garotinhos e Bacellar:

— Foi um grande reconhecimento retornar no momento de criação da secretaria de Turismo. Em apenas seis meses, pudemos desenvolver projetos significativo para o desenvolvimento econômico e social. Realizamos a captação de recursos para implantação de equipamentos turísticos importante para nossa região turística Costa Doce. Facilitamos o processo de organização de eventos a partir do decreto do Nada a Opor Único, recuperação da via de acesso a APA do Itaoca, construção da nova sede do turismo no Cais da Lapa, parte do projeto de revitalização do centro histórico. Retomamos as tratativas com a Marinha para utilização do espaço em Farol de São Thomé. E, junto ao Sesc, retomamos a parceria e melhor implantação e produção dos eventos no verão. Iniciamos o ordenamento de Lagoa de Cima, visando não só o verão, mas uma política de uso continuo e definitivo. Conduzimos de maneira técnica e política as ações na secretaria. Fizemos bastante, com a condição que nos foi dada. Sabemos que há muito ainda a fazer, mas estávamos no caminho certo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS