Rodrigo Gonçalves
- Atualizado em 07/06/2023 08:29
“O Republicanos apoiará minha reeleição”. A afirmação feita nessa terça-feira (6) é do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (a caminho do PP), que no último fim de semana, se reuniu, no município, com o presidente do diretório estadual do Republicanos no Rio de Janeiro, o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro. A legenda, até então conhecida pela forte ligação com a Igreja Universal, está passando por uma reestruturação.
Ao postar nas redes sociais sobre o encontro de sábado (3), Wladimir foi menos direto em relação ao pleito de 2024. “Recebi hoje o amigo Waguinho de Belford Roxo que veio a Campos selar a parceria do partido Republicanos com nosso governo”, escreveu Wladimir como legenda de uma foto, que também foi publicada por Waguinho. “Momento importante de diálogo e troca de ideias sobre temas relevantes para a região Norte”, postou, de forma mais contida sobre o encontro, o presidente dos Republicanos. A Folha enviou mensagens ao prefeito de Belford Roxo e assessores dele por detalhes do apoio Wladimir, mas não obteve retorno.
Ao fechar com o Republicanos, o prefeito segue atraindo outros partidos ao seu grupo e tentando diminuir, cada vez mais, a possibilidade de um maior número de candidaturas à Prefeitura para 2024. Há cerca de um mês, o Republicanos chegou a se colocar à disposição do deputado Thiago Rangel (que pede na Justiça a saída do Podemos) para ser candidato pelo partido ao pleito para o Executivo municipal.
Thiago se encontrou, no início do mês passado em Brasília, com Waguinho e Eduardo Cunha. Na ocisão, ele confirmou o convite dos dois para colocar o seu nome ao pleito ao Executivo de Campos. “Me identifico muito com o Waguinho por sua liderança produtiva e real-mente há o convite dele e do Eduardo Cunha”, comentou Rangel, que voltou a ser procurado nessa terça pela Folha, após o alinhamento do Republicanos com o prefeito. Ao ser questionando se ainda vai seguir negociando com a legenda, ele se restringiu a dizer que está “analisando” a situação.
Além da situação de Thiago, a chegada do Republicano ao governo, anunciada por Wladimir, pode ter também reflexos na Câmara, já que o único vereador do partido na cidade, o pastor da Universal Anderson de Matos, é o atual líder da oposição no Legislativo. O vereador afirmou que sua postura na Casa segue a mesma. “Não muda nada. Sigo na mesma linha firme dentro do acordo de pacificação que foi construído na base do diálogo com todos visando o melhor para a cidade (...) Sou vereador do Republicanos em Campos e líder da oposição. Sobre meu partido apoiar à reeleição do Wladimir, eu soube disso através da postagem que ele fez no Instagram”, disse Matos.