Lula e o presidente da China assinam 15 acordos comerciais e de parceria
Mário Sérgio Junior - Atualizado em 14/04/2023 10:25
Lula foi recebido por Xi Jinping
Lula foi recebido por Xi Jinping / Ricardo Stuckert/Reprodução Instagram
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da China, Xi Jinping, assinaram acordos comerciais e de parceria durante encontro nesta sexta-feira (14), em Pequim. Os termos referem-se, principalmente, ao desenvolvimento de tecnologias, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países, e ampliação das relações comerciais.
O governo brasileiro assinou 15 anos com o chinês, fora os acertados entre empresas de ambos os países. Um dos acordos traz um protocolo que deve ser seguido pelos frigoríficos brasileiros para exportação de carne para a China.
Também está previsto um plano de cooperação espacial entre os dois países, até 2032, e o lançamento do sétimo satélite na parceria entre Brasil e China: o CBERS-6.
Antes de assinarem os acordos, Lula foi recebido por Xi Jinping em uma cerimônia. Em conversa privada, eles também debateram vários temas, como a guerra na Ucrânia. 
Também nesta sexta-feira, o presidente do Brasil se encontrou com o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Zhao Leji. Lula ressaltou que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a China como economia de mercado. Reforçou que o país asiático foi parceiro essencial para a criação dos Brics e que a relação bilateral entre as nações tem o potencial de consolidar uma nova relação sul-sul no âmbito global.
Com informações do G1 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS