Ipec: Lula aparece com 47%; Bolsonaro mantém 31%
19/09/2022 21:36 - Atualizado em 20/09/2022 11:03
A mais recente pesquisa Ipec (antigo Ibope) para a presidência da República, realizada entre 17 e 18 de setembro, com 3.008 entrevistados, foi divulgada nesta segunda-feira (19) e mostra que o ex-presidente Lula (PT) passou de 46% para 47% das intenções de voto. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), mantém os 31%, o que demonstra um provável segundo turno entre os dois candidatos. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. Segundo o Ipec, o resultado indica um cenário de estabilidade na disputa, a duas semanas da eleição.
Ciro Gomes (PDT) segue com 7% das intenções, mesmo índice da pesquisa anterior. Simone Tebet (MDB) tinha 4% do Ipec da semana passada e agora tem 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve com 1%.
Em um eventual segundo turno, de acordo com a nova pesquisa Ipec, Lula tem 54% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro aparece com 35%. Brancos e nulos são 8% e os 3% restantes não sabem ou não responderam. 
O instituto também realizou pesquisa de rejeição dos candidatos à presidência do Brasil. O atual presidente, Jair Bolsonaro, é rejeitado por 50% do eleitorado brasileiro, enquanto o ex-presidente Lula aparece com 33% de rejeição. 
Aos olhos do especialista - William Passos, geógrafo com especialização doutoral em Estatística do Setor Público, da População e do Território na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE, tentou sintetizar os números da pesquisa. Confira: 
- A duas semanas da eleição, o resultado da Ipec de hoje confirma o crescimento de Lula dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos (de 46% para 47%), na pesquisa estimulada, e a manutenção de Bolsonaro dentro do mesmo percentual do levantamento anterior (31%). Na simulação espontânea, Lula saiu de 44% para 45% e Bolsonaro caiu de 30% para 29%. Desse modo, o cenário parece indicar a limitação de um teto de intenção de votos para o atual presidente e um novo impulso na reta final em favor do ex, que poderá culminar na liquidação da eleição já no primeiro turno. Isso porque, nos votos válidos, Lula saiu de 51%, na pesquisa anterior, de 9 de setembro, para 52%, no levantamento divulgado hoje. Em 9 de setembro, Bolsonaro aparecia com 35% e agora somou 34%. Dessa forma, em função da margem de erro, embora não seja possível afirmar, tecnicamente, neste momento, que a eleição estaria encerrada no primeiro turno, num eventual segundo turno, caso venha a acontecer, Lula estaria reeleito para um terceiro mandato com 54% dos votos, contra 35% de Bolsonaro (na pesquisa anterior, de 9 de setembro, o ex-presidente somava 53% e o atual 36%).
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS