A mais recente pesquisa Ipec (antigo Ibope) para a presidência da República, realizada entre os dias 9 e 11 de setembro, com 2.512 entrevistados em 158 municípios, foi divulgada nesta segunda-feira (12) e mostra que o ex-presidente Lula (PT) passou de 44% para 46% das intenções de voto. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), mantém os 31%, o que demonstra um provável segundo turno entre os dois candidatos. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
Em relação ao levantamento anterior do instituto, de 5 de setembro, Lula oscilou dentro da margem de erro e Bolsonaro se manteve com o mesmo percentual.
Ciro Gomes (PDT) tem 7% das intenções. Na pesquisa anterior, ele tinha 8%, também uma oscilação dentro da margem de erro. Simone Tebet (MDB) se manteve com os 4% do Ipec da semana passada. Felipe d'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) se mantiveram com 1%.
Em um eventual segundo turno, de acordo com a nova pesquisa Ipec, Lula tem 53% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro aparece com 36%. Brancos e nulos são 8% e os 3% restantes não sabem ou não responderam.
O instituto também realizou pesquisa de rejeição dos candidatos à presidência do Brasil. O atual presidente, Jair Bolsonaro, é rejeitado por 50% do eleitorado brasileiro, enquanto o ex-presidente Lula aparece com 35% de rejeição.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01390/2022.
William Passos, geógrafo com especialização doutoral em Estatística do Setor Público, da População e do Território na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE, comentou a pesquisa: "Refletindo as diferenças de metodologia, já que a pesquisa BTG/FSB, divulgada ontem, entrevista os eleitores por telefone, enquanto a Ipec realiza entrevistas presenciais domiciliares, esta última apresenta um resultado menos apertado que a primeira entre os dois principais antagonistas desta eleição, chegando, inclusive, a indicar oscilação de Lula para cima, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento chega, ainda, a indicar possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, dentro da margem de erro dos votos válidos, indicando que o cenário eleitoral permanece em aberto. Na pesquisa anterior, divulgada em 5 de setembro, Lula alcançava 50% dos votos válidos na Ipec. Já na pesquisa divulgada ontem (segunda, 12), o ex-presidente oscilou para 51%. Dada a maior qualidade dos dados levantados na pesquisa presencial, pelo contato face a face com o entrevistado e pela possibilidade de todos os eleitores serem sorteados para a entrevista, independentemente de terem ou não telefone, é possível que a Ipec reflita com maior qualidade que a BTG/FSB o atual momento de intenção de voto. Isso, porém, não significa que o resultado eleitoral do primeiro turno seja menos apertado do que a BTG/FSB vem demonstrando. Pesquisas eleitorais medem apenas a intenção de voto dos eleitores, e não o resultado das urnas".