Os premiados são estudantes do 6º e 7º anos do segundo segmento do Ensino Fundamental: Vinicius Malaquias, da Escola Municipal João Batista de Almeida, em Sossego; Kaike Almeida, da E. M. Ilda Muylaert Machado, em Brejo Grande; Daniel Ferreira, da E. M. Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba; Christian Madalena, da E.M. Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves, em Gargaú; e Lara Manhães, da E. M. Herval Luiz dos Santos Batista, na área central.
Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, o resultado evidencia “o nosso compromisso em desenvolver e transformar a qualidade do ensino público”.
— Estamos muito orgulhosos. Gostaria de destacar que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) continuará empenhada em oferecer todo o suporte para nossos alunos — destacou.
Santana lembrou que em agosto e setembro de 2022, a Smec promoveu intensivo de preparação para a segunda fase da Obmep. Nas aulas foram abordados conteúdos como estatística, probabilidade, álgebra e geometria. O secretário pontuou que as aulas também contribuíram para preparar os estudantes para outras provas, como concursos e vestibulares.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos parabenizou os alunos premiados e destacou o potencial dos estudantes e todos os funcionários que atuam nas unidades escolares. Segundo ela, esta união contribui para resultados como esse.
Obmep — A avaliação foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.
De acordo com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), responsável pela realização da prova, cerca de 18 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio participaram em todo o Brasil. Ao todo, foram 54.488 escolas públicas e particulares participantes.