Enel moderniza e dobra a capacidade da subestação Barcelos, em SJB
Folha1 - Atualizado em 20/07/2021 13:59
A Enel Distribuição Rio executou, no início desse mês, a substituição do transformador da subestação Barcelos, unidade que atende parte da cidade de São João da Barra, no Norte Fluminense. A obra faz parte de um pacote de intervenções que tem como objetivo modernizar o sistema de distribuição da empresa em toda a sua área de concessão. A Enel Rio investiu cerca de R$ 500 mil na melhoria da subestação Barcelos.

A companhia substituiu um transformador de 3 MVA por um com potência de 5 MVA, permitindo assim que a subestação dobre a sua capacidade de distribuição de energia, para acompanhar o crescimento da demanda prevista para a região no longo prazo. Além disso, a modernização dos equipamentos traz melhoria no fornecimento para clientes residenciais, comerciais e industriais atendidos atualmente na cidade.

Para evitar que os clientes de São João da Barra tivessem uma pausa no fornecimento durante a obra de substituição do transformador, a equipe técnica optou por fazer uma manobra utilizando suprimento de geração assistida. “Utilizamos 6 grupos de geradores de 500 KVA e um transformador móvel de 3 MVA, que possibilitaram o desligamento da rede sem causar a interrupção do fornecimento de energia da região. Essa solução evitou que cerca de 3.500 clientes tivessem uma pausa de cerca de 14 horas, tempo que levou a execução do serviço”, explica Rover França, Responsável por Obras de Alta Tensão.

A obra da subestação Barcelos faz parte de um projeto de modernização dos transformadores das subestações da Enel Rio. Até o momento, já foram realizadas duas ações do projeto. A primeira foi na Subestação de Bingen, que atende parte da população de Petrópolis. No total, a distribuidora pretende modernizar 16 grandes equipamentos em subestações de toda a sua área de concessão.
Redes do futuro

Nos últimos dois anos, a Enel Distribuição Rio investiu cerca de R$ 1,5 bilhão em melhorias que contribuíram com a melhora na qualidade do fornecimento de energia ao cliente. O investimento em novos equipamentos faz parte de um plano para aumentar o potencial de distribuição da empresa e suprir o aumento de demanda previsto para os próximos anos no Estado. Além da modernização da rede, a Enel Rio investe em equipamentos telecomandados, drones para monitoramento externo das redes e capacitação para as equipes técnicas.

Os resultados de todos esses investimentos se refletem nos indicadores de qualidade: em toda a área de concessão no estado do Rio, no primeiro trimestre de 2021, o Índice regulatório de Duração de Interrupção (DEC) e Índice regulatório de Frequência de Interrupção (FEC) registraram melhora de 14,1% e de 17,1%, respectivamente, como resultado dos investimentos realizados nos últimos anos na modernização e automação da rede elétrica.
Fonte: Assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS