
O número de casamentos registrados em cartórios de Campos teve uma queda de 12,77% em 2024 em relação a 2021, quando as formalizações voltaram a crescer depois da paralisação das atividades em função da pandemia de covid-19. Dados levantados pelos cartórios apontam que em 2021 foram formalizados 2.499 casamentos, enquanto em 2024 foram 2.180. O número da comprovação legal da união de 2024 também sofreu queda em relação aos anos de 2023 e 2022, quando foram realizados 2.287 e 2.652 casamentos, respectivamente.
Em 2020, ano de início e agravação da pandemia, foram 2.037 casamentos em todos os cartórios do município. Já o ano de 2019 obteve o maior número de celebrações civis na cidade dos últimos cinco anos, com 2.843. De janeiro de 2025 até o momento, foram realizadas 333 uniões.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados nacionais administrada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen/BR), entidade que representa os 7.654 Cartórios de Registro Civil do Brasil, distribuídos em todos os municípios e distritos do país.
Para realizar o casamento civil é necessário que os noivos, acompanhados de duas testemunhas (maiores de 18 anos e com seus documentos de identificação), compareçam ao Cartório de Registro Civil da região de residências de um dos nubentes com pelo menos 30 dias de antecedência para dar entrada na habilitação do casamento.
Devem estar de posse da certidão de nascimento (se solteiros), de casamento com averbação do divórcio (para os divorciados), de casamento averbada ou de óbito cônjuge (para os viúvos), além de documento de identidade e comprovante de residência. O valor do casamento é tabelado em cada Estado da Federação, podendo variar de acordo com a escolha dos noivos – em diligência ou na sede do cartório.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente
Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI
Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício
O caso aconteceu no Jardim Boa Vista, em Guarus
Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio