Cirurgia inédita no HFM devolve qualidade de vida a paciente com sequelas de queimadura
26/09/2024 16:10 - Atualizado em 26/09/2024 16:14
Procedimento envolveu uma equipe multidisciplinar de cirurgiões e enfermeiros
Procedimento envolveu uma equipe multidisciplinar de cirurgiões e enfermeiros / Foto: Divulgação
Na última terça-feira (24), foi realizado, no Centro Cirúrgico do Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, um procedimento inovador. A cirurgia foi conduzida pelo renomado cirurgião plástico, Olympio Pessanha, especialista em queimaduras e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), que veio à cidade especialmente para realizar a operação. A paciente, que terá o nome preservado, atendida no Centro de Atendimento Especializado em Queimaduras (CAEQ) do HFM, havia sofrido uma grave queimadura em 2022, deixando-a com uma brida cervical que comprometia a mobilidade do pescoço.

A cirurgia consistiu na liberação dessa brida, seguida da aplicação de uma “Matriz Dérmica”, uma pele artificial de alta tecnologia que oferece uma qualidade superior de cicatrização. Esse avanço possibilitará que a paciente, que durante anos conviveu com a dificuldade de movimentar o pescoço e realizar atividades cotidianas, tenha uma vida melhor.

“O sucesso dessa cirurgia é extremamente gratificante, não só pela recuperação da paciente, mas pelo avanço que traz para a medicina local. A Matriz Dérmica oferece uma cicatrização com resultados estéticos e funcionais muito superiores aos métodos tradicionais”, declarou o médico e chefe do CAEQ, Tércio Abreu de Fonseca.

A cirurgia, que durou cerca de duas horas e meia, envolveu uma equipe multidisciplinar de cirurgiões e enfermeiros e foi considerada um sucesso. A paciente passou por um período de observação no CTI por precaução e foi transferida para a enfermaria na quarta-feira (25). Em breve, ela poderá retomar as atividades cotidianas com uma qualidade de vida muito melhor do que antes.
Fonte: Secom 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS