Após criança cair de brinquedo, MPRJ abre inquérito para apurar manutenção das praças de Campos
Ingrid Silva 03/07/2024 12:47 - Atualizado em 03/07/2024 19:01
Criança caiu do brinquedo da praça
Criança caiu do brinquedo da praça / Foto: Reprodução
Após uma criança de 5 anos cair de brinquedo da praça do Flamboyant no último domingo (30), em Campos, o Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude, instaurou um inquérito civil para verificar regularidade de manutenção e segurança dos brinquedos infantis disponibilizados às crianças em todas as praças públicas pelo município. O grave acidente deixou o menino internado com traumatismo craniano, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da cidade. Após três dias de angústia, o pequeno Joaquim recebeu alta no final da tarde desta quarta-feira (3).
De acordo com o MP, no procedimento, foram expedidos ofícios ao município solicitando documentos que demonstrem a realização de vistorias e a periodicidade da manutenção dos brinquedos, assim como as medidas adotadas para assegurar o uso adequado deles na praça em que ocorreu o acidente. O MP ressaltou, ainda, que o objetivo do inquérito é para verificar se as providências para o uso seguro dos brinquedos instalados pelo município nas praças públicas vêm sendo observadas pelo poder público, com o intuito de assegurar que outros acidentes não ocorram por eventual falha de manutenção.

A situação foi denunciada pela mãe da criança, Lily Ayana, através das redes sociais, com o intuito de desabafar sobre o ocorrido e pedir orações para o filho. Ela destacou a falta de medidas de segurança adequadas no parque que, segundo ela, representa um risco para todas as crianças que brincam no local. O acidente teria acontecido devido à falha em uma escada de proteção, que deixou um vão perigoso no brinquedo, como relatado por Lily Ayana.

"Ele caiu ali naquela pracinha do Flamboyant, onde tem a padaria, em um brinquedo onde havia uma escada que protegia aquele vão para as crianças descerem e subirem. A escada saiu e ficou um vão. Está extremamente perigoso ali para outras crianças. Eu não tenho conhecimento político nenhum na cidade, então, fiz o vídeo na intenção de que providências sejam tomadas, no sentido de que outras crianças não caiam ali", contou a mãe.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura para saber se o município já foi notificado do inquérito aberto pelo MP e quais medidas irá tomar, mas ainda aguarda respostas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS