Ambulâncias do Samu estarão em atividade a partir de segunda, em Campos
Ingrid Silva 06/06/2024 13:50 - Atualizado em 06/06/2024 16:19
Ambulâncias do SAMU em Campos
Ambulâncias do SAMU em Campos / Foto: Rodrigo Silveira
A Secretaria de Saúde de Campos informou que, a partir da próxima segunda-feira (10), as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão circulando pelo município. Uma reunião foi realizada nesta quinta-feira (6) com todos as cidades da região Norte Fluminense. A convocação extraordinária foi feita no último dia 3 e participaram do encontro representantes dos municípios de Campos, São Fidélis, Macaé, São João da Barra, Quissamã e Carapebus. O secretário de Saúde, Paulo Hirano e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges, gravaram um vídeo falando sobre a situação consolidada.


“Queremos dizer que após dois anos e meio de trabalhos, árduos trabalhos, hoje nós conseguimos pactuar com a região toda, acabamos de ter uma reunião com todos os representantes de todas as cidades da região Norte Fluminense e a partir da próxima segunda-feira, se Deus quiser, as nossas ambulâncias do Samu de Campos já estarão circulando pela nossa cidade (...) E a central, como todos podem ver, já está aqui, a gente já está aqui na central, que será gerenciada pelo consórcio, pelo Cidennf, e com isso, então, nós teremos de vez por todas agora consolidada, a Rede de Urgência e Emergência com a implantação do Samu Regional. O Dr. Arthur fez um trabalho árduo nesse período para que a gente conseguisse ter esse avanço e também pode dizer aí, parabéns Arthur, estamos consolidando de vez agora a implantação do Samu Regional”, disse o secretário de saúde, Paulo Hirano.

O presidente da FMS, Arthur Borges, falou sobre a demora do tempo para a implantação do sistema e esclareceu a situação de que as ambulâncias do município estariam paradas há um ano.
“Muitos perguntam o porquê desse tempo para a implantação desse sistema. E alguns falam que as ambulâncias de campos estão paradas já há um ano. Na verdade, isso é uma inverdade. As ambulâncias e o Samu, eles não são de campos, eles são de um órgão, eles são um aparelho regional, de oito municípios. Então, para que tanto que a central funcione, para como as ambulâncias funcionem, é necessário que os oito municípios pactuem e estejam de acordo com todos os atos de funcionamento, desde atos administrativos até atos técnicos, da localização dessas ambulâncias que vão servir não apenas ao nosso município, mas como aos pares que estão ao nosso lado. Mas é um grande prazer e um grande sonho que está sendo realizado nesse momento”, explicou.
Nos últimos 2 anos e meio, a equipe que compõe a Câmara Técnica vem se reunido para discutir a implantação do SAMU que, por orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, está sendo organizada por modelo de gestão por consórcio, envolvendo Grupo de Trabalho integrado por representantes de oito municípios do Norte e Noroeste Fluminense, cujo gerenciamento está a cargo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF).
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS