
Os sintomas da Febre Oropouche, muito parecidos com os da dengue, duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular. Também pode haver tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos. Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.
“O vírus da Febre Oropouche é endêmico no Amazonas e apresenta alguns períodos de surto. A letalidade registrada é baixa. A orientação que vamos passar aos municípios é que eles mantenham a conduta médica realizada nos casos de suspeita de dengue”, afirma a secretária de estado de Saúde, Claudia Mello.
A SES, em parceria com os municípios envolvidos, vai realizar a investigação epidemiológica nos dez casos positivos para Febre Oropouche. Além disso, realizará a investigação entomológica (captura de mosquito) nas regiões que tiveram casos confirmados.
O primeiro caso de infecção por Febre Oropouche no estado do Rio de Janeiro foi no fim de fevereiro confirmado para a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Tratava-se de um homem de 42 anos, morador do bairro do Humaitá, na Zona Sul da capital, que tem histórico de viagem para o Amazonas. O paciente não foi internado durante o período da doença e se recuperou. Esse caso foi considerado importado, após análise do histórico de viagem do paciente ao estado do Amazonas, que já vivia um expressivo aumento do número de casos nos primeiros meses de 2024.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
Ele estava em um bar no bairro Usina São João quando o local teria sido alvo de assaltantes na noite dessa sexta-feira (11)
A vítima, de 63 anos, teve trauma abdominal e parada cardiorrespiratória; a mulher andava pela rodovia quando foi atingida por um carro
Presidente do MDB afirmou que Wladimir seria vice dos sonhos e que está de braços para recebe-lo no partido
Ele tinha 28 anos e faleceu nesta quinta-feira (17); o velório será às 14h e o sepultamento às 16h no Campo da Paz
Projeto de lei inclui o Norte e Noroeste Fluminense como parte do semiárido brasileiro