Ainda na ação, os agentes de combates às endemias trataram com larvicida 328 imóveis, recolheram 35 pneus e 24 sacos contendo inservíveis. Também foram teladas cinco caixas d’água.
O coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos explica que 80% dos focos do mosquito continuam sendo encontrados dentro dos imóveis residenciais.
“Estamos encontrando muito lixo doméstico, como, por exemplo, descartáveis, potes plásticos e vasilhas, que são potenciais criadouros do mosquito. É por isso que pedimos para a população fazer a parte dela, vistoriando semanalmente os quintais e descartando corretamente esses inservíveis”, explica.
O município vem intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti desde 20 de janeiro, quando o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) apontou índice de infestação 5,2%. Desde então, 16 bairros já receberam mutirão de limpeza e combate ao mosquito. O próximo mutirão está previsto para acontecer no dia 10 de março nos bairros Ururaí e Turf Club.
Outros dois bairros receberam a ação integrada multisecretarial por meio da campanha “Dengue Aqui Não”, iniciada em 9 de fevereiro pela Secretaria Municipal de Saúde e outras secretarias, departamentos e órgãos públicos.