
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro, junto da coordenadora de Imunizações, Amanda Carvalho, acompanhou a chegada das vacinas no 8ºBPM. Os imunizantes foram levados para a Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de onde serão distribuídos para os pontos de aplicação.
A vacina bivalente oferece proteção contra a cepa original do coronavírus, a SARS-CoV-2, da B.1.1.529 (Ômicron) e contra as duas maiores variantes da Ômicron (BA.4 e BA.5), que registraram o maior número de casos na última grande onda doença no país. Desde o início da pandemia em 2020, Campos contabilizou, segundo dados do Boletim Coronavírus do último dia 17 deste ano, 63.608 casos confirmados da doença e 1.880 óbitos.
“É importante lembrar que para receber essa vacina, necessariamente a pessoa precisa estar com o esquema primário completo (duas doses iniciais) ou com as quatro doses, sendo a última dose feita há no mínimo 4 meses. Então, para quem ainda não completou o esquema, tome a vacina monovalente para que a gente possa posteriormente aplicar a vacina bivalente”, explica Rodrigo Carneiro.
Para que idosos com mais de 70 anos recebam a vacina bivalente é obrigatório apresentar o Cartão de Vacina Covid-19 contando as doses anteriores, documento com foto, CPF e comprovante de residência. No caso das pessoas imunocomprometidas maiores de 12 anos, além dos documentos já citados, também é necessário levar o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
São considerados indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão: pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticoide em dose maior ou igual a 20mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias. Crianças em uso de prednisona ou equivalente maior ou igual 2mg por mais de 10 dias até 10kg; indivíduos em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.
“As pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários devem continuar tomando as doses da vacina monovalente para completar o esquema vacinal primário”, orienta Amanda Carvalho, ressaltando que a campanha de vacinação bivalente foi dividida em cinco etapas para os grupos prioritários.
LOCAIS DE VACINAÇÃO DAS 9H ÀS 16H
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
CLUBE DA TERCEIRA IDADE
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)
QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA
LOCAL DE VACINAÇÃO DAS 11H ÀS 20H
UPH SALDANHA MARINHO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse
De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão
Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes
A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"
A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis