Com as fortes chuvas que atingem o município de Campos nesta segunda-feira (19), o muro de contenção do rio Paraíba do Sul, na XV de Novembro, desabou. Um carro, modelo Crossfox, de cor prata, caiu no rio no momento do acidente, que aconteceu em frente ao Hotel Palace, próximo à ponte de Ferro. O motorista do veículo, de 47 anos, foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Ferreira Machado.
De acordo com a Defesa Civil, houve afundamento de um bueiro pela grande quantidade de água acumulada no trecho, provocando o desabamento de cerca de 200 metros do dique.
Na unidade hospitalar, com ferimentos leves, o homem foi atendido e liberado. Ele chegou a voltar no local do acidente para acompanhar a retirada do veículo do rio Paraíba.
A Defesa Civil alerta para a impossibilidade de trafegar na avenida XV de Novembro. Equipes do órgão atuaram no local e a Guarda Civil foi acionada para interditar o trecho e a ponte Barcelos Martins. Com o fechamento da via e o acúmulo de água em toda a cidade, um grande congestionamento foi causado em Campos, sobretudo na entrada da cidade. Imagens circularam nas redes sociais e mostraram o engarrafamento formado na BR 101.
Nesta segunda, choveu na área central de Campos o que era esperado para três dias (segunda, terça e quarta-feira). Das 13h às 19h30, o Centro de Monitoramento registrou uma grande intensidade pluviométrica, chegando a marcar 50 milímetros por hora no final da tarde, classificando a chuva de moderada a forte. Em seis horas e meia de chuva, foi registrado 107,4 milímetros na ponte Barcelos Martins.
De acordo com o especialista de hidrometeorologia da Defesa Civil, Leandro Freitas, quando é emitido um alerta, não há uma exatidão do local onde ocorrerá uma intensa precipitação pluviométrica.
“Infelizmente, acabou acontecendo uma chuva acima do esperado na área central, provocando alagamento em várias ruas, o que não aconteceu em outros locais do município, como Serrinha, Morro do Coco e Farol de São Tomé. Infelizmente a drenagem acabou não acontecendo devido a vários motivos, entre eles por Campos ser uma planície e o acúmulo de lixo. Vale lembrar que quando ocorre uma concentração de chuva forte em um curto intervalo de tempo, o sistema de drenagem não funciona em qualquer cidade”, disse.
Leandro informou que choveu com pouca intensidade nos municípios como Macaé, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Cambuci e São Fidélis, porém, nas últimas semanas, estas cidades também foram castigadas devido a um alto volume pluviométrico.
Segundo o especialista, o alerta de para previsão de chuvas segue até quarta-feira (21), havendo a possibilidade de pancadas fortes em alguns momentos. O órgão solicita atenção e precaução, principalmente de moradores de áreas suscetíveis a alagamentos. A população pode acionar a Defesa Civil pelos números 199 e (22) 981752512 ou pela página da Defesa Civil no Instagram @defesa_civil_campos_.
Alerta
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), da secretaria de Estado de Defesa Civil, emitiu um aviso meteorológico de chuvas moderadas para esta terça-feira. Isto em função da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a Região Sudeste de a formação de um sistema de baixa pressão. Nas regiões Norte e Noroeste poderão ocorrer chuvas fortes, com ventos moderados de até 76 km/h, principalmente nas regiões do litoral do estado, com previsão de ressaca.