Prefeito anuncia 5º Mutirão de Saúde para cirurgias
20/09/2022 20:21 - Atualizado em 20/09/2022 20:26
O prefeito Wladimir Garotinho lançou, nesta terça-feira (20), ao lado do secretário de Saúde, Paulo Hirano, a quinta etapa do Mutirão da Saúde para cirurgias eletivas (vesícula, hérnia e ginecológica). No total, serão ofertadas cerca de 500 consultas e outros 500 procedimentos por mês, com o objetivo de zerar a fila de cirurgia geral do município.

“Esse mutirão, que prossegue até o mês de dezembro, irá ofertar mais de 4 mil procedimentos em parceria com o Estado, que será cofinanciado de acordo com a produção realizada”, informou o prefeito.

De acordo com a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, em Campos, há atualmente 4.274 pessoas aguardando na fila por uma consulta com um cirurgião geral. Dentre os procedimentos que serão realizados nesta quinta etapa estão: herniorrafia; reparação de outras hérnias; postectomia (remoção do prepúcio – excesso de pele que recobre o pênis); histerectomia; miomectomia uterina por videolaparoscopia e colecistectomia (procedimento cirúrgico que consiste na retirada da vesícula biliar).

“Esse é o mutirão das três filas de cirurgias com maior frequência que a gente possui dentro do SUS. São procedimentos com maior incidência e com maior volume de pacientes, demanda essa que aumenta a cada ano”, disse Bruna.

A diretora informou que o processo todo se iniciará pelo Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona à Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde, onde será feita uma análise desses pacientes, que passarão por uma consulta e triagem nos quatro hospitais contratualizados do município—Hospital Plantadores de Cana (HPC), Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, Santa Casa de Misericórdia de Campos e Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) —, que se colocaram à disposição para participar do mutirão.

“Para ter acesso aos procedimentos, o paciente precisará renovar sua solicitação, se dirigindo até a Central de Regulação Municipal. Posteriormente, ele passará pela primeira consulta e dará seguimento aos procedimentos para o pré-operatório e realização da cirurgia”, explicou.

Entre os documentos necessários estão o pedido original do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o encaminhamento médico, documentos pessoais, cartão do SUS e todos os exames de imagem realizados até o momento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio