A obra na ponte se faz necessária para a construção de uma nova estrutura e, durante as intervenções, rotas alternativas foram criadas na RJ 216 (Campos - Farol) e nas BRs 101 e 356. A obra está orçada em R$ 2.444.418,48 e é executada pela empresa Multicon Construções e Serviços Ltda.
A construção da nova ponte também acarretou em mudanças de normas da Prefeitura de Campos, que previa a proibição do tráfego de caminhões com mais de quatro eixos na área central. No final de abril deste ano, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) chegou a publicar uma portaria que proibia a circulação de caminhões com mais de quatro eixos na região central de Campos. Com isso, o novo trajeto para esses veículos provenientes do Porto do Açu passou a ser acessar a avenida Presidente Kennedy e, no trevo da Penha, seguir pela RJ 216 até o posto do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), onde entrariam na Estrada dos Ceramistas até a BR 101.
Com a interdição da RJ 238, a Prefeitura publicou novo decreto, em maio, definindo que o tráfego de veículos de carga, rígidos ou articulados com mais de quatro eixos, que transitam movimentando carga no município, deve seguir o itinerário da BR 356 sentido BR 101 pela avenida Alberto Lamego, seguindo pela avenida Arthur Bernardes até o antigo trevo do Índio, onde seguirá pela BR 101.
Com aproximadamente 12 km de extensão, a rodovia estadual liga a BR 101, na altura de Ururaí, à localidade de Donana, ambas em Campos. A estrada é bastante utilizada por motoristas que se dirigem ao Porto do Açu e a Farol de São Thomé, na Baixada Campista.