Campos inicia ações contra o suicídio no Setembro Amarelo
Mário Sérgio Junior 07/09/2022 09:33 - Atualizado em 07/09/2022 09:59
“A vida é a melhor escolha”. Esse é o lema do Setembro Amarelo deste ano, campanha dedicada à prevenção ao suicídio e valorização da vida. Em Campos e São João da Barra, várias ações estão previstas para conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Profissionais da área reforçam a necessidade de buscar o amparo e ajuda técnica.
A campanha Setembro Amarelo é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, desde 2014. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.
A neuropsicóloga Renata Leoback falou sobre a importância da campanha. “Setembro Amarelo é uma campanha de extrema importância e que tem o intuito de conscientizar as pessoas através de debates sobre a importância de cuidar da saúde mental, uma vez que o suicídio é a quarta maior causa de morte no país, principalmente entre jovens de 15 a 29 anos. Por isso é tão necessária essa campanha, pois é preciso falar desse grave problema e as formas de evitá-lo”, afirmou ao acrescentar que o diálogo, sem julgamentos, é a melhor forma de ajudar uma pessoa até que haja um acompanhamento profissional: “A melhor forma de ajudar a pessoa que pensa em suicídio é através de diálogos, atenção e apoio sem julgamentos. Mostrar-se disponível e fazer com que ela busque uma ajuda profissional, para assim ter uma melhor qualidade de vida.
Manter-se próximo tem um efeito transformador, pois a pessoa se sente acolhida com um simples ato de ouvir e escutar a deixando segura para ver o lado bom da vida”.
Em Campos, o Programa de Saúde Mental da secretaria de Saúde iniciou nessa terça-feira (06) a programação do Setembro Amarelo. A primeira atividade foi uma panfletagem em ambos os sentidos da ponte Barcelos Martins. A programação segue ao longo do mês.
“Neste mês de setembro, as equipes de nossos dispositivos estarão desenvolvendo rodas de conversa em diversas escolas municipais e estaduais com professores, alunos e familiares com o tema Como Manter a Saúde Mental. Além do bate papo nas instituições, teremos uma capacitação com as equipes da Saúde Mental e, para encerrar a programação, um simpósio no Teatro Trianon”, informou a gerente de Saúde Mental, a psiquiatra Lana Maria Pereira da Silva.
Além da Prefeitura, outras instituições também promoverão ações alusivas à campanha, como é o caso da Embaixada Fla Campos, que realizará rodas de conversa todas as sextas-feiras de setembro. As atividades começarão nesta sexta-feira (09), das 9h às 17h. Ao todo, oito psicólogos e uma neuropsicopedagoga participarão das atividades. As rodas de conversa são voltadas para as pessoas maiores de 15 anos.
O psicólogo Sérgio Campinho, que faz parte da ação, falou sobre a iniciativa. “A gente teve essa iniciativa por causa da demanda depois da pandemia que tem surgido bastante de pessoas com depressão. Então a gente resolveu fazer um a essa roda de conversa, de orientação. E aí eu chamei o Tiago, que é o presidente da Embaixada, para implementar essa ideia na Embaixada. É a primeira vez que lá tem uma roda desse tipo de conversa”, comentou.
As rodas de conversa serão realizadas nos dias 9, 16, 23 e 30, sempre das 9h às 17h. Ao longo do evento, caso os psicólogos percebam que algum integrante da roda esteja com dificuldade de se comunicar, eles disponibilizarão uma forma de escuta individual. Também será disponibilizado um cadastro para aqueles que tiverem vontade de fazer um acompanhamento contínuo. Os interessados em participar da roda de conversa podem fazer contato com o Sérgio através do WhatsApp pelo número (22) 99998-2004.
SJB – A Prefeitura de São João da Barra iniciou as ações do Setembro Amarelo nessa segunda-feira (05), com roda de conversa para os pacientes assistidos pelo Ambulatório Ampliado de Saúde Mental. Há outras agendadas para esta terça-feira, 6, das 9h às 10, para os dias 19 e 20, das 13h30 às 14h30, e dia 23, também das 9h às 10h.
No dia 13 tem sessão de Cinema PSI - Um movimento Acolher (Dor), no Cine Teatro São João, das 9h30 às 12h, aberta aos familiares e assistidos. Haverá exibição de filme com temática relacionada à saúde mental, abordando assuntos pertinentes ao Setembro Amarelo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS