HFM realiza cirurgia pioneira de coluna com endoscopia
- Atualizado em 01/09/2022 21:24
Uma cirurgia pioneira de coluna com endoscopia será realizada nesta sexta-feira (02) no Hospital Ferreira Machado (HFM). O procedimento indicado para tratamentos de hérnias discais e outros distúrbios que atingem a coluna vertebral. O procedimento cirúrgico faz parte de todo o processo de modernização implantada pela gestão do prefeito Wladimir Garotinho nas unidades hospitalares da rede pública do município.

Na cirurgia de coluna com endoscopia é aplicada uma moderna técnica minimamente invasiva que vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna. A cirurgia é realizada por meio da utilização de endoscópico (pequeno tubo de metal com câmera e luz na extremidade), onde o cirurgião de coluna consegue acessar e remover a hérnia de disco, além de descomprimir a região com visualização direta das imagens ampliadas pelo equipamento, causando um dano mínimo ao tecido ósseo e muscular.

A anestesia pode ser local associada à sedação ou a anestesia geral, e pode ser concluída em até 2 horas, permitindo que o paciente fique de pé poucas horas após o procedimento. “Normalmente o paciente pode receber alta no mesmo dia. Assim, o pós-operatório será menos doloroso e retorno às atividades normais será mais rápido”, explicou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e superintendente do HFM, Arthur Borges.
Ainda, segundo Arthur Borges, dois pacientes estão internados no hospital e estavam aguardando transferência para a realização da cirurgia tradicional de coluna em outra unidade hospitalar, mas agora o procedimento será realizado no próprio Hospital Ferreira Machado. “Vai ser a primeira vez que vamos realizar essa cirurgia aqui no HFM. É uma cirurgia minimamente invasiva, onde o paciente não tem perda sanguínea e o pode receber alta no mesmo dia. O médico neurocirurgião Eduardo Piassi, especialista na área, vai participar do procedimento, juntamente com os outros neurocirurgiões de Campos e eu também estarei lá presente”, informou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS