Cinco casos suspeitos de varíola dos macacos investigados em São Fidélis
Dora Paula Paes 12/08/2022 15:19 - Atualizado em 12/08/2022 16:28
  • Hospital Armando Vidal

    Hospital Armando Vidal

Cinco casos suspeitos do vírus Monkeypox, conhecido com varíola dos macacos, passaram por exames para investigação nos últimos dias, em São Fidélis. Segundo a Vigilância em Saúde, os moradores procuraram o Hospital Armando Vidal com lesões pelo corpo e foram orientados que permanecessem em isolamento.

No entanto, dos cinco casos suspeitos, três já tiveram resultados negativos do material coletado e analisados no Lacen-RJ; laboratório que é referência da Secretaria Estadual de Saúde. Nenhum paciente ficou internado. Eles, também, não teriam contato com pessoas infectadas, mas apresentaram lesões.
A Vigilância em Saúde agora aguarda os outros dois resultados que faltam. A orientação no município é que moradores que apresentarem sinais ou sintomas do vírus procurem o hospital que irá notificar o município. A coleta do material é feita nas lesões.

O vírus, da varíola dos macacos, é transmitido de uma pessoa para outra a partir de contato com as lesões ou gotículas respiratórias. O paciente pode apresentar sintomas como: infecção e nódulos na pele, febre, dores de cabeça, dor muscular e fraqueza, que podem durar de duas a quatro semanas. Na região Norte Fluminense, Campos conta dois casos confirmados para a doença. Na região Noroeste, um caso chegou a ser notificado em Itaperuna.
A superintendente da Vigilância em Saúde, no município, Hitalla Valentim, orienta: “as pessoas que tiverem contato prolongado e íntimo com pessoas contaminadas e apresentarem sinais e sintomas, principalmente, as lesões nos pés, mãos, costas e genitais, devem o centro médico. Elas serão orientadas quanto a medicação e medidas de isolamento. Também será colhido material para análise. E sobre esses dois casos pendentes, assim que os resultados estiverem disponíveis vamos estar divulgado para a população.”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS