Uma pesquisa realizada por agentes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) para traçar o perfil dos ciclistas de Campos mostrou que 74,3% desse grupo utiliza a bicicleta como principal meio de transporte e que a frequência semanal de utilização de bicicleta no município é maior do que a média nacional. Esta é a terceira edição da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro, lançado no dia 10 de março pela organização Transporte Ativo e pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável (Labmob) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
De acordo com o levantamento, ao todo, 82,1% dos ciclistas pedalam cinco ou mais vezes por semana, enquanto a média nacional é de 72% para a mesma faixa de frequência. Os resultados do levantamento mostram uma maior concentração de ciclistas na faixa etária de 30 a 39 anos (23,9%), seguida pelos grupos de 40 a 49 anos (21%) e de 20 a 29 anos (19,7%).
Durante a pesquisa, foram entrevistados 670 ciclistas, do dia 22 de agosto ao dia 27 de outubro do ano passado com pessoas de 12 anos ou mais de idade, que pedalam pelo menos uma vez por semana como meio de transporte, abordadas pedalando, empurrando ou estacionando a bicicleta.
As entrevistas foram distribuídas igualmente no trecho urbano e aconteceram em várias áreas de Campos, dentre elas Centro, Parque Guarus, Parque Prazeres, Penha, Parque São José, IPS, Parque Rosário, Pecuária, Travessão, Goitacazes, Nova Canaã, entre outras localidades. O objetivo foi mostrar as principais características do deslocamento por bicicleta no cenário do município, principalmente nos dias úteis.
Outras características foram mapeadas, como por exemplo o tempo de deslocamento e a utilização da bicicleta com outros modos de transporte nos trajetos semanais. De acordo com a pesquisa, 77,2% dos ciclistas de Campos levam até 30 minutos no principal percurso e 25,7% utilizam a bicicleta combinada a outro modo de transporte.
A pesquisa também revela que 82,9% dos ciclistas de Campos usam a bicicleta para se locomover para o trabalho; 72,8% para fazer compras; 79,2% socialmente; e 4,2% para ir à escola ou faculdade. O levantamento indica ainda que, na pandemia da Covid-19, 44,9% das pessoas alteraram a rotina para andar de bicicleta e 5,4% aumentaram o deslocamento com a bicicleta.
Dos entrevistados, 42,5% preferem a bicicleta devido a rapidez e praticidade; 37,2% optam por ser mais saudável; outros 15,2%, pelo custo. Com relação ao estímulo para andar mais de bicicleta, 82,7% afirmam que a infraestrutura é importante para aumentar as pedaladas; e 12,5% afirmam que a segurança no trânsito também é um fator importante.
Além de Campos, participaram do levantamento cidades como Belém-PA, Botucatu-SP, Brasília, Campo Grande-MS, Cabo Frio-RJ, Ilhabela-SP, Maceió-AL, Mogi das Cruzes-SP, Niterói-RJ, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e São Paulo-SP.