Campos se mantém na fase amarela e recomenda redução na capacidade de eventos
21/02/2022 11:41 - Atualizado em 21/02/2022 12:06
Reunião do Gabinete de Crise
Reunião do Gabinete de Crise / Genilson Pessanha
Diante do atual cenário de pandemia do novo coronavírus, o município de Campos se manteve na fase amarela do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais. A informação foi divulgada durante a reunião do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19, realizada nesta segunda-feira (21). Com a manutenção da fase, o Gabinete de Crise recomenda a redução de capacidade de eventos em locais fechados e suspensão de shows e Carnaval, bem como eventos abertos no Carnaval, sugerindo a manutenção de atividades culturais e esportivas pelo dia desde que sejam mantidas as regras sanitárias.
Em relação às aulas presenciais para as crianças de 5 a 11 anos, o retorno está mantido para março. O uso de máscaras de proteção segue obrigatório. O novo decreto deve ser publicado no Diário Oficial ainda nesta segunda-feira.
Um dos pontos ressaltados na reunião foi a importância da vacinação contra a doença, inclusive nas crianças, para evitar os casos graves de internação e óbitos.
Segundo o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, de 69 mortes pesquisadas em Campos, 84% não possuiam vacina ou tinham o esquema vacinal incompleto. "Nós analisamos de 1º de janeiro a 10 de janeiro deste ano os óbitos de Campos. Nós procuramos no sistema federal, nome por nome, porque pelo CPF a gente não conseguiu. Sessenta e nove óbitos e, como foi visto no mês passado, a maioria idoso. Desse total, 16 pessoas não tinham registro de vacina, ou seja, não tomaram nada; 42 tinham o esquema incompleto; e só 11 tinham o esquema completo. Então, quem está nos ouvindo e já é um senhor que está na melhor idade, que ainda acha que a vacina vai te fazer mal, fazer mal é não tomar, fazer mal é ficar sem a vacina. Cuidado com isso. Vacina não faz mal", alertou Charbell.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, também chamou atenção para que as pessoas se vacinem contra a Covid-19. "Está mais do que provado que somente a vacina nos dá a proteção adequada. E com todos esses números que doutor Charbell nos traz, a gente tem que reforçar isso", declarou.
Até a última sexta-feira (18) o município registrou 56.485 casos confirmados de Covid-19 e 1.809 óbitos. Em sete dias, foram 20 mortes.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS