Maria Laura Gomes
09/04/2025 15:29 - Atualizado em 09/04/2025 16:38
Crédito: Rodrigo Silveira
O futebol campista voltará a ter dois representantes em campo na temporada 2025, ainda que em divisões diferentes. Enquanto o Americano disputa a Série A2 do Campeonato Carioca, o Goytacaz retorna às atividades após mais de um ano fora das competições e jogará a Série B2. A novidade é que os rivais históricos selaram uma parceria fora das quatro linhas: o Americano mandará seus jogos no Estádio Ary de Oliveira e Souza, o Aryzão, tradicional casa do Goyta.
O acordo foi confirmado pelo presidente do Goytacaz, Sérgio Alves. A parceria foi articulada pelo ex-presidente e atual conselheiro do Americano, Vagner Xavier, diretamente com a diretoria alvianil.
Segundo o vice-presidente do Goytacaz, Leandro Nunes, o momento financeiro do clube pesou na decisão. “É um acordo que, para o Goytacaz, no momento financeiro que vive e sem conta, diante de tudo que encontramos e do caos que todos têm ciência, foi uma forma de viabilizar o estádio. A empresa que está intermediando, que é a Limport, está fazendo o aporte dos valores que apresentamos para que o estádio possa ser liberado”, explicou.
Ainda de acordo com Leandro, a parceria traz benefícios estruturais ao clube, mesmo sem envolver recursos financeiros diretos. “Apesar de não entrar recurso para o clube, deixamos de arcar com os altos valores que seriam necessários para os laudos e a devida liberação, além da reforma do gramado para melhores condições, o que foi proposto pela empresa, além de algumas outras melhorias no estádio. Teremos também participação nos lucros do bar nos dias dos cinco jogos que o Americano irá realizar no Aryzão. É importante destacar que quem está conduzindo o processo de liberação junto aos órgãos competentes é o Goytacaz”, completou Leandro.
Inicialmente, o Americano planejava atuar no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira. A estreia da equipe alvinegra na Série A2 está marcada para o dia 17 de maio, contra o São Gonçalo, no Estádio Los Larios, em Duque de Caxias.
Já o Goytacaz ainda aguarda a divulgação da tabela da Série B2. O clube volta ao cenário estadual após um período de inatividade, iniciado com a desistência da equipe em disputar a Série A2 no ano passado, o que resultou no rebaixamento automático à quarta divisão do futebol carioca. Na temporada passada, o Americano passou sufoco e escapou por pouco do rebaixamento. Em 2025, o clube tenta se reestruturar dentro e fora de campo.