Na noite da última quarta-feira, o Flamengo foi a campo no Maracanã com três titulares neste início de temporada (Wesley, Léo Ortiz e De la Cruz) e mais Arrascaeta, que deve voltar a figurar no time principal quando recuperar o seu melhor ritmo. Mesmo sem repetir o "amasso" que deu na Supercopa, o mistão rubro-negro dominou a maior parte de um jogo amarrado.
O primeiro tempo foi jogado quase todo no campo de ataque do Flamengo, que teve 63% de posse de bola contra 37% do Botafogo e cinco finalizações contra duas (reparem na diferença dos mapas de calor na imagem acima). O rival voltou melhor na etapa final e chegou a virar o placar das finalizações (7 a 6), mas o controle rubro-negro da partida se manteve.
O único perigo real que sofreu foi a cabeçada de Igor Jesus que Varela salvou em cima da linha, aos 28 do segundo tempo (veja no vídeo acima). Bom lembrar que o chute de Alex Telles, que Danilo corta quando a bola já havia passado de Matheus Cunha, não entra para a estatística porque o lance foi invalidado por impedimento.
Curioso que Filipe Luís se surpreendeu com a formação inicial do Botafogo, com um losango no meio de campo, e achou que a equipe melhorou após acertar os posicionamentos na parada técnica do primeiro tempo. Só que o melhor momento do Flamengo no jogo foi antes disso, quando teve a chance clara com Juninho e conseguia pressionar a saída de bola do rival.