Mais quatro categorias definidas na Copa Honda Saldanha de Beach Tennis
O frio e a chuva que chegaram a Campos não afastaram os atletas e suas torcidas do Clube de Regatas Saldanha da Gama nesse sábado (26). Mantendo o alto nível das anteriores, outras quatro categorias conheceram as duplas campeãs, entre elas a open masculina e a open feminina, que reuniram os atletas de rendimento mais elevado. Também aconteceram a C masculina e a C feminina. Contando com apoio da Folha da Manhã, o evento segue neste domingo (27), quando serão disputadas as classes open mista e C mista.
Primeira categoria a ser finalizada no sábado, a open masculina coroou Gabriel Soares e Lucas Lotério, que venceram Artur Bello e Hugo Freitas na final, por 6/3. O pódio foi completado por Fernando Fontana e Luiz Guilherme Leite.
— É muito gratificante jogar e vencer um torneio de alto nível, ainda mais com o Joaquim Sanguedo e o Thiago Navarro na organização. Eles deixam tudo no mais alto nível para a plateia e os jogadores — destacou o campeão Gabriel Soares.
Na open feminina, o título ficou com as experientes Elana Pessanha e Fernanda Longo, fazendo 6/3 na final contra Thais Fontana e Fernanda Vilaça. Thalyta Inojosa e Micaela Nicolite ficaram com as medalhas de terceiro lugar da categoria.
— É gratificante, vencer é muito bom. Mas, para mim, toda a experiência ao longo do processo vale mais a pena. Hoje, a gente disputa partidas, inclusive finais, com alunos que iniciaram com a gente. Acho que isso não tem preço. Fico feliz por mais um título, que é fruto do trabalho e vale muito a pena. Mas, gosto muito do processo — ressaltou Elana Pessanha, que, além de jogadora, também é professora de beach tennis.
Encerradas as categorias abertas, os jogos das classes C seguiram até o período da noite. Na masculina, Victor Almeida e Diogo Vasconcellos alcançaram o topo do pódio vencendo Kleberson Damasceno e Manoel Júnior, de São João da Barra, no tie-break, por 7/6. Marcelo Lemos e Gustavo Neto fecharam o pódio. Já na feminina, Bárbara Tonon e Kenia Okamoto, de Macaé, foram campeãs superando Priscyla Bezerra e Bianca Nogueira na final, por 6/2. A terceira colocação foi conquistada por Letícia Vilarinho e Fabiane Barros.
— É boa demais essa sensação. Foi minha primeira vez disputando a categoria C com meu parceiro Victor Almeida. Quero agradecer demais à organização, porque a estrutura está muito boa, proporcionando tudo de melhor para os atletas, e parabenizar a todos os adversários, pois foram muitos jogos duros, inclusive na final. Mais disputado do que isso, impossível, o que só valoriza ainda mais a nossa vitória. Felicidade imensa — comemorou o campeão Diogo Vasconcellos.
— Gosto muito de vir jogar em Campos, sempre fui muito bem recebida. A primeira vez que vim a Campos foi aqui mesmo, no Saldanha. Também fui a outros locais da cidade, sempre bem recebida. E estou muito feliz. Agora, é comemorar, porque eu já estava almejando esse título há bastante tempo, e hoje saiu, graças a Deus — festejou a campeã Bárbara Tonon.
Próximas disputas - Neste domingo, atletas inscritos nas classes open e C voltam a entrar em ação, mas pelas disputas mistas, a partir das 9h e das 11h, respectivamente. A categoria sub-12, que também ocorreria neste domingo, foi adiada devido à previsão de chuva, e uma nova data será divulgada em breve pela organização.
Estrutura - No Saldanha da Gama, há cinco quadras próprias para o beach tennis, onde durante o ano acontecem aulas para sócios e não sócios. Para a Copa Honda Saldanha, foram feitas adequações nas quadras, como instalação de telas no lugar de paredes, beneficiando a visibilidade do público. Também foram montadas arquibancadas nas duas quadras principais.
Leia também: