Conta de luz terá bandeira amarela em maio, diz Aneel
- Atualizado em 28/04/2025 12:55
Conta de luz de um consumidor
Conta de luz de um consumidor / Reprodução
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta sexta-feira (25), implementar a bandeira tarifária amarela nas contas de energia no mês de maio. Com isso, os consumidores terão custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Segundo a Agência, a mudança ocorreu devido à redução das chuvas, com a transição do período chuvoso para o período seco do ano.

“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel.

Bandeiras tarifárias
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Com informações da Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Heliporto Farol de São Tomé celebra quatro anos de atuação nesta quarta-feira

    A celebração foi realizada no Hotel Nobre Vista Offshore; heliporto apresenta melhorias na estrutura e fortalecimento da economia local

    Perseguição policial termina em areia de praia de Grussaí, em São João da Barra

    A moto do suspeito ainda foi parar dentro do mar; ele chegou a atingir o policial com um chute

    Motorista que trafegou por ciclovia de Campos é identificado pelo CCO

    A infração de trânsito ganhou repercussão na planície goitacá nesta semana; secretário de Segurança e Ordem Pública fala sobre caso em vídeo

    Homem é preso por descumprir medida protetiva contra ex-companheira em Campos

    Além de descumprir a medida, ele a agrediu com tapas no rosto e enforcamento no pescoço em outra ocasião, como relatado pela vítima

    PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

    Emenda se estenderá a deputados estaduais e distritais; voto secreto foi derrubado por falta de quórum