Setor sucroalcooleiro na região esmagou 2 milhões de toneladas de cana em 2023
Dora Paula Paes 07/12/2023 16:58 - Atualizado em 07/12/2023 17:34
Safra de cana-de-açúcar
Safra de cana-de-açúcar / Divulgação - Agência Brasil
A questão meteorológica mais uma vez vai ditar as regras no campo. É dessa forma que trabalha o setor sucroalcooleiro na região. Em 2023, a moagem da produção da cana-de-açúcar começou em maio e foi encerrada em meados de novembro, quando foram esmagadas em torno de 2 milhões de toneladas de cana, mantendo o mesmo patamar da produção anterior. No início da safra, havia uma previsão de queda de até 10%, diante das condições do tempo, marcado pela seca em alguns períodos e muita chuva em outros.
O volume de cana produzido na região foi repartido para quatro parques fabris em operação: Coagro, Canabrava, Agrisa, em Cabo Frio, e Paineiras, no Espírito Santo. A usina Paraíso ainda não entrou em operação.
Em números, a Cooperativa Agroindustrial do Estado (Coagro-Unidade Sapucaia) moeu 871 mil toneladas de cana, com uma produção de 681 mil sacas de açúcar e 41 milhões de litros de etanol. Com grande número de associados, a Coagro tem, nos últimos anos, esmagado a maior fatia.
O presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa, disse que em relação à próxima safra, 2023/2024, no momento, é impossível prever o que ocorrerá no campo nos próximos meses. “Em março conseguimos fazer a previsão. Tudo ainda vai depender das chuvas de verão”, disse ele.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Grupo de Wladmir com nomes para deputado estadual e federal

    Expectativa é de três candidaturas à Assembleia Legislativa; para a Câmara dos Deputados, indefinição do prefeito deixa cenário incerto

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio