O presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa, participou do Seminário da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), realizado na sede do Instituto Pensar Agro (IPA), em Brasília. O evento, no último dia 29, foi conduzido pelo presidente da Feplana, Paulo Leal, contou com a participação de vários técnicos, lideranças, representantes da cadeia de diversas partes do país, além de senadores e parlamentares e associações de Canavicultores que apresentaram temas como: hidrogênio veicular e nitrogênio verde.
Para Tito Inoja essa é a maior frente parlamentar da história para defender o agronegócio.
"Estamos hoje com a força parlamentar no Congresso Nacional e o Senado, na defesa do agronegócio. Infelizmente ficamos sem a força política no interior, mas o agro nunca esteve tão reunido. Somos um dos maiores empregadores do país, e precisamos estar unidos com a Feplana é a grande defensora do setor", afirmou o presidente da Asflucan.
O seminário foi sobre o fortalecimento do agro no Congresso Nacional e as perspectivas e andamento das principais ações de interesse do setor, como questões sanitárias e fundiárias, além das mais específicas para a cadeia da cana, como o PL 3149/2020, que busca garantir o repasse de parte das receitas dos Créditos de Descarbonização (CBios) aos fornecedores independentes de biomassa.
Esse mesmo tema foi reforçado por outras autoridades e técnicos que discursaram sobre a importância da participação dos produtores no RenovaBio, inclusive para fortalecer o programa.
O evento abordou ainda os desafios e o futuro da agroenergia. O chefe-geral da Embrapa Agroenegia, Alexandre Alonso, falou sobre o uso de hidrogênio como combustível fóssil e o potencial de sua produção no Brasil, que pode ser um grande pioneiro na tecnologia. Em sua apresentação, destacou a possibilidade de o hidrogênio verde ser uma ponte entre os biocombustíveis e os e-fuels (combustíveis sintéticos).
No encontro, o presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, Mário Campos, falou sobre a importância e as principais ações do colegiado.