Segundo os sindicalistas, o Bradesco iniciou o ano já com demissões. Além disso, toda a categoria bancária já compreende o processo de digitalização dos bancos, medida que acompanha os avanços da tecnologia e a demanda por serviços digitais em uma parte do país. Porém, em municípios do interior dos estados, as agências bancárias ainda possuem grande demanda para atendimento presencial.
Na quinta-feira (23), o Sindicato dos Bancários de Campos emitiu uma nota em repúdio a decisão do Bradesco de fechar a agência localizada na avenida 28 de Março, no Turfe Clube.
"Toda a categoria bancária já compreende o processo de digitalização dos bancos, medida que acompanha os avanços da tecnologia e a demanda por serviços digitais em uma parte do país. Porém, é notório que, em municípios do interior dos estados, as agências bancárias ainda possuem grande demanda para atendimento presencial. As reclamações de clientes e usuários por conta de filas enormes e o alto tempo de espera comprovam que a decisão do banco de demitir funcionários e fechar agências vai na contramão das necessidades de uma cidade como Campos dos Goytacazes", diz a nota do sindicato.
Ainda de acordo com a nota, o banco Bradesco obteve lucro líquido de mais de R$ 22 bilhões em 2022 e no mesmo ano fechou 83 agências e 91 unidades de negócio. A carteira de clientes também acompanha a alta dos lucros e só cresce. O banco aumentou o seu total de clientes em 3 milhões, totalizando 77,1 milhões em 2022.
"Se o quadro de funcionários diminui e o número de agências também reduz, clientes e usuários não têm o atendimento digno que merecem. Enquanto funcionários ficam sobrecarregados, cai a qualidade do atendimento prestado à população. Durante o mês de março o Bradesco completou 80 anos e em vez de celebrar o crescimento da instituição e de seus lucros valorizando bancários e bancárias, escolheu presentear funcionários, usuários e clientes com o fechamento de agências e demissões. O banco Bradesco, ao decidir fechar mais uma agência na região, demonstra desprezo, não somente pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores, mas também pelos clientes, que infelizmente terão a qualidade de seus atendimentos prejudicada", finalizou a nota.
A assessoria de imprensa do banco Bradesco se posicionou sobre o fechamento da unidade: