De acordo com o presidente da Acic, Fernando Loureiro, essa é mais uma oportunidade de conhecer de perto o Porto do Açu e saber como os parceiros poderão participar economicamente deste setor que tanto cresce. "Atualmente, são 20 empresas instaladas e gerando milhares de empregos, além de contribuir para o aumento da receita do município de São João da Barra e outras cidades da região. Esta visita nos permitiu ter uma dimensão do leque de oportunidades que temos na região e quanto temos para crescer no curto, médio e longo prazo, inserindo o Brasil cada vez mais no mundo desenvolvido", explicou Loureiro.
O Porto do Açu é o único totalmente privado no país, onde os investimentos já somam 20 bilhões e prevê para os próximos 10 anos mais 22 bilhões de investimentos, com foco no crescimento sustentável. Em 2022, o complexo portuário atingiu o recorde de 57,4 milhões de toneladas movimentadas, registrando um aumento de 3% se comparado com o ano anterior.
De acordo com informações da assessoria do Porto do Açu, os próximos passos contemplam a expansão das atividades de minério, petróleo e gás, além de acelerar a industrialização e avançar com projetos de energia renováveis. Além de possuir o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 30% das exportações brasileiras de petróleo, ergue a maior parque térmico da América Latina e abriga a maior base de apoio offshore do mundo.
O novo presidente do Conselho Empresarial de Jovens (Conej) da Acic, Paulo Corrêa Filho, também falou sobre a visita. "Hoje tivemos a oportunidade de trazer o Conselho Empresarial de Jovens da ACIC ao único porto totalmente privado do país. Gosto de pensar na relação do empresariado com o Açu para além da prestação de serviços. Também precisamos utilizá-lo para aumentar nossas fronteiras, expandindo os negócios com o mundo globalizado", comentou.