Devoção a Nossa Senhora da Penha reúne milhares de fiéis em Atafona
- Atualizado em 29/04/2025 09:30
Divulgação Secom
Milhares de sanjoanenses e visitantes fizeram dessa segunda-feira (28), um dia marcado pela fé e emoção em Atafona. As homenagens à copadroeira de São João da Barra, Nossa Senhora da Penha, com destaque à Procissão Terrestre, reafirmaram a festa não só como uma celebração religiosa, mas também um símbolo da cultura e da identidade de Atafona e do município.

A tradicional festa, que marcou o encerramento do Circuito Religioso de SJB de 2025, foi um verdadeiro testemunho de devoção e espiritualidade, reunindo fiéis, autoridades e a comunidade em uma programação especial.

Os festejos começaram ao amanhecer com a tradicional alvorada, seguida pela Solene Missa Campal de Nossa Senhora da Penha, celebrada pelo Reverendíssimo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, que reuniu autoridades. Durante a celebração, houve muitos momentos de saudação ao Papa Francisco, que faleceu no último dia 21.

Para a prefeita Carla Caputi, foi um momento muito marcante. “Foi uma manhã especial que reafirma a importância da fé como força transformadora em nossas vidas e no desenvolvimento de nossa cidade. Seguimos unidos, guiados pela luz da espiritualidade e pelo compromisso com o bem comum. Parabéns a todos que participam e contribuem para a realização desse momento de fé”, destacou a prefeita que esteve acompanhada de outras autoridades, como a deputada estadual Carla Machado, a prefeita de São Francisco de Itabapoana Yara Cinthia, vereadores sanjoanenses e outros representantes políticos da região.

Às 17h, as celebrações continuaram com a tradicional Procissão Terrestre de Nossa Senhora da Penha, que percorreu as principais vias da praia de Atafona. Reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a procissão seguiu com milhares de devotos e contou com a participação de 25 andores de diferentes santos, reforçando o legado de tradição dos festejos da padroeira do segundo distrito, já conhecidos como um "mar de fé".

O encerramento do dia trouxe mais momentos emocionantes. Ao fim da procissão, foi realizada a Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora da Penha, seguida pela apresentação musical do grupo Vida Reluz. Em seguida, aconteceu a Solenidade da descida do Quadro de Nossa Senhora da Penha, marcando o fim de um dia repleto de espiritualidade e união.

A segunda-feira foi marcada também pelas tradicionais brincadeiras organizadas pela festa, como o cabo de guerra, pau-de-sebo e concurso de tarra, que atraem grande público.
Com informações Secom SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Família busca mulher desaparecida no Capão, em Campos

    Informações sobre Monique Peixoto, de 36 anos, podem ser enviadas para 22997206442

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Lula veta projeto que classifica o Norte e Noroeste Fluminense como semiárido

    Políticos e entidades das regiões reagem ao veto do presidente, já ambientalistas acreditam que há outras possibilidades

    Eduardo Paes visita Campos sem Wladimir

    Segundo o prefeito do Rio, ele veio à ExpoAgro a convite do prefeito de Campos, que foi se encontrar com Cláudio Castro e prefeitos da região em Santo Antônio de Pádua