Bienal do Livro de Campos está confirmada para 2025
Ingrid Silva 01/02/2025 09:09 - Atualizado em 01/02/2025 16:31
Bienal de Campos
Bienal de Campos / Arquivo/Folha da Manhã
A 12ª Bienal do Livro de Campos, que ocorreria em 2024, está prevista para acontecer entre 28 de março e 6 de abril deste ano, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), como divulgado no final do ano passado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e confirmado nesta semana. 
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, além de confirmar a data e o local, informou que a programação está em fase de elaboração, sob a curadoria de Suzana Vargas, que, com sua equipe, vem contatando autores e estudando suas possibilidades de agenda. “Em um futuro próximo, com todo o projeto concluído, haverá o lançamento da programação do evento”, diz a Fundação, em nota.
Ainda de acordo com a FCJOL, já aconteceu, no final do ano passado, a seleção de Pessoas Jurídicas do setor privado para organizar e operacionalizar a atividade junto ao mercado editorial e livreiro nacional.
A feira, que também conta com presenças de renomados escritores de projeção nacional, regional e local e músicos variados, será realizada em uma área total de 1.000 m². Segundo a Prefeitura de Campos, o pavilhão 1 abrigará áreas como a Arena Cultural, Café Literário e Espaço Infantil. Já os estandes da Feira de Livros terão como espaço disponível 750 metros, dividido em 30 estandes.
A secretaria municipal de Educação também participará ativamente do evento em que, pela primeira vez, vai dar o aporte financeiro para a estrutura da Bienal para além do que sempre fez, com aquisições de obras literárias para os projetos CredLivro e Notinha Legal. Já o projeto da FCJOL para a Bienal do Livro de Campos deste ano, na Lei Federal de Incentivo à Cultura nº 8.313/1991, Lei Rouanet (Versalic), com captação prevista de R$ 4.201.891,41, obteve o aporte de R$ 1.470.000 da Ferroport — empresa que opera o terminal de processamento e exportação de minério no Porto do Açu.
A última edição da Bienal do Livro de Campos foi realizada em novembro de 2022 e, para seguir a tradição de dois em dois anos, a Bienal deveria ter acontecido em 2024. Porém, até outubro do ano passado o município não dava sinais de que o evento seria realizado, o que foi levantado pela Folha da Manhã na época. Ainda no mesmo mês, foi divulgada a nova data, mas para o ano de 2025, por conta de questões logísticas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Família busca mulher desaparecida no Capão, em Campos

    Informações sobre Monique Peixoto, de 36 anos, podem ser enviadas para 22997206442

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Lula veta projeto que classifica o Norte e Noroeste Fluminense como semiárido

    Políticos e entidades das regiões reagem ao veto do presidente, já ambientalistas acreditam que há outras possibilidades

    Eduardo Paes visita Campos sem Wladimir

    Segundo o prefeito do Rio, ele veio à ExpoAgro a convite do prefeito de Campos, que foi se encontrar com Cláudio Castro e prefeitos da região em Santo Antônio de Pádua